Pular para o conteúdo principal

Mamãe Noel distribui presentes para animais do Gramadoz

 

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL - O clima de Natal invade o Gramadozoo até a próxima terça-feira, dia 24. Em atividade de enriquecimento ambiental temática, as biólogas Tathiana Gosaric e Isabela Kirch trocam o uniforme do zoo pelas roupas de Mamãe Noel e distribuem presentes para a bicharada ao lado do tratador Luiz Naressi.

Com a proposta de garantir o bem-estar animal, a atividade busca manter os animais ocupados o maior tempo possível. “Procuramos estimular os diferentes instintos dos animais, que interagem de diferentes maneiras”, explica a responsável técnica do Gramadozoo, Tathiana Gosaric.

Os primeiros a receberem os presentes foram as onças-pintadas, os lobos-guarás e os macacos-barrigudos. No recinto das onças, caixas de presente com pedaços de carne foram colocadas no ambiente. Os objetos despertaram o interesse e logo as onças atacaram os embrulhos. Já no recinto dos lobos, a equipe usou caixas de ovo para criar estrelas de Natal e recheou os presentes com frutas, como banana, manga, mamão, uva e morango, além de ovo e ração. O casal de lobos interagiu rapidamente com a atividade.

Quem também não demorou para participar da atividade, foram os macacos. Um pequeno banquete com frutas e ração foi montado para a celebração natalina dos barrigudos. Pinhas foram recheadas com manga, mamão, banana e abacate. Estrelas foram produzidas com caixas de ovo e recheadas com banana, manga, mamão e ração. Também foram confeccionados papais-noeis com morango, banana e semente de mamão, além de uma árvore natalina com pepinos e morangos. “Quanto mais tempo os animais passam envolvidos com os presentes, tentando abrir as embalagens para pegar os petiscos, mais a atividade atinge o seu objetivo de evitar o estresse em cativeiro”, frisa a bióloga.

O programa de enriquecimentos ambientais é desenvolvido ao longo do ano com temáticas lúdicas. “Além de garantir o bem-estar animal, os enriquecimentos auxiliam no trabalho de educação ambiental, já que os visitantes podem acompanhar as atividades e recebem informações sobre cada espécie”, afirma Tathi.

Texto e fotos

Halder Ramos

Jornalista | Assessor de Comunicação

Fone:  (54) 99608.4545





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.