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FORTALEZA/CEARÁ - O Ministério do Turismo do Uruguai (MINTUR) marca presença pela 4ª vez na Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza — considerado o principal evento de turismo B2B do Norte e Nordeste do Brasil e um dos maiores do País.
A participação nesta feira, que reúne mais de 5 mil profissionais do setor, 172 estandes e 200 agentes nas rodadas de negócios, tem como principal objetivo destacar a inauguração do voo direto da GOL entre Fortaleza e Montevidéu, uma conexão histórica que abre novas oportunidades para atrair visitantes dessa região do Brasil.
Nos dias 23 e 24 de outubro, o Uruguai estará no estande número 47 na feira, especialmente planejado para receber profissionais do setor, operadores e agentes de viagens, apresentando a diversidade de experiências que consolidam o país como um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros.
“Esta é uma excelente oportunidade para reforçar nossa presença no Nordeste e fortalecer o posicionamento do Uruguai como um destino próximo, acessível e cheio de experiências únicas”, destaca o Diretor Nacional de Turismo, Cristian Pos. “Participar de um evento da importância da BTM Fortaleza é essencial para posicionar o Uruguai como um destino próximo, acessível e atrativo, aproveitando a nova rota aérea como uma excelente oportunidade para conquistar um público que busca novas experiências a poucas horas de viagem”, complementa Cristian.
Além de membros da Mintur, a delegação uruguaia na BTM é composta pelos parceiros WS Receptivos, Mowi e Master Turismo, que apresentam uma ampla gama de produtos que vão desde o turismo cultural, gastronômico e enoturismo em cidades como Montevidéu e Colônia, até as famosas praias de Punta del Este e do litoral atlântico, incluindo também opções de bem-estar, esportes e turismo de natureza.
Conectividade aérea: uma nova ponte com o Nordeste brasileiro
O destaque da participação na BTM é o lançamento do voo direto semanal da GOL Linhas Aéreas, que vai conectar Fortaleza a Montevidéu a partir de 29 de novembro.
A nova rota facilitará significativamente o acesso de turistas do Nordeste ao país, permitindo que descubram a oferta cultural, urbana e natural de diferentes regiões do Uruguai - sem escalas.
Esta conexão representa um
passo fundamental para fortalecer o vínculo com o Brasil — mercado
que, em 2024, registrou 575.940 visitantes no Uruguai, com média de
três dias de estadia e gasto de US$ 546 por pessoa. O grande desafio
para a temporada 2025-2026 é aumentar o fluxo de turistas cearenses
e de outras regiões do Nordeste, superando os números anteriores e
aproveitando ao máximo a nova conectividade aérea.
Benefícios e incentivos para turistas brasileiros
Além da nova rota, o estande uruguaio destaca os benefícios fiscais disponíveis durante todo o ano para turistas estrangeiros não residentes:
Isenção total de IVA (IVA zero) em serviços de hotelaria;
Devolução de 9 pontos do IVA em serviços como gastronomia e locação de veículos (para pagamentos com cartões emitidos no exterior);
Regime de Tax Free para reembolso de impostos em compras realizadas em estabelecimentos credenciados.
Sobre Mintur
O Ministério do Turismo Uruguai é o órgão estatal responsável por definir, planejar, promover, executar e avaliar as políticas públicas nacionais que impulsionam o desenvolvimento sustentável do setor. Com uma visão estratégica e integradora, nossa missão é consolidar o Uruguai como um destino de referência global, destacando sua riqueza natural, sua diversidade cultural e a hospitalidade de seu povo.
Foto: Watilas Marinho, WS Receptivos; Ismaily Jhoe, Mowi;
Paula
Alves, Ministerio de Turismo; Marina Xavier, Master Turismo
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