Pular para o conteúdo principal

Decoração dos 40 anos do Natal Luz aposta nos tons dourados e inova com estreia de energia sustentável

 

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Em sua histórica 40ª edição, o Natal Luz de Gramado, que ocorre de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, prepara uma decoração especial para celebrar em grande estilo. Com assinatura da stager Claudya Chanas, a proposta de cenografia une respeito às origens e inovação. O dourado será a cor símbolo da próxima edição e a energia sustentável ganha espaço no Lago Joaquina Rita Bier.

Conforme a profissional, que é moradora de Gramado e tem mais de 30 anos de experiência, o acervo decorativo da Gramadotur será repaginado com novas cores, texturas e luzes. Os objetos decorativos começam a ser instalados a partir de 20 de setembro. “Estamos reutilizando 85% do acervo. Nosso desafio foi desenvolver uma decoração utilizando os mesmos elementos, mas que fossem apresentados de forma diferente para encantar. Iremos agregar novos itens decorativos e teremos diferenciais na pintura e iluminação douradas. Vamos utilizar técnicas de pintura mais elaboradas, como o gold flake”, afirma Claudya.

Entre os destaques do projeto, está a Rua Torta, um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados de Gramado, que ganhará decoração vermelha em conexão com a nova Vila de Natal, na Praça das Etnias. Totalmente repaginada, a Vila de Natal terá uma Casa do Papai Noel lúdica e muito diferenciada. “A faixa de pedestres também será torta e fará o convite para o passeio até a Vila, que terá novo fluxo de visitação: as casinhas foram voltadas para a avenida Borges de Medeiros e a circulação levará o público das lojas de artesanato até a Casa do Papai Noel. Além dos tons dourados distribuídos por toda a cidade, o vermelho também marca presença nesta área do projeto”, explica.

Outra novidade é a estreia da energia sustentável no Natal Luz. A ilha do Lago Joaquina Rita Bier terá iluminação alimentada por energia solar, marcando o compromisso do evento com o futuro. “É uma edição emblemática. Vamos manter o que é tradição, olhando para o passado com respeito, mas projetando o futuro com as novas tecnologias, como a energia sustentável”, diz Claudya.

Segundo ela, a decoração ainda receberá novos halos nos pórticos e na praça João Leopoldo Rosenfeldt e árvores de globos iluminados ao longo da Borges de Medeiros. “Serão mais de 800 unidades de globos para formar as árvores. Pensamos a cidade como um todo, conectando diversos pontos e gerando um fluxo agradável”, frisa.

Outra preocupação na concepção do projeto decorativo foi, de forma singela, separar os aspectos lúdicos do Natal dos aspectos religiosos. “Buscamos uma nova formatação, separando a partereligiosa da lúdica, justamente para dar mais destaque para ambas. O presépio, que ficava ao lado da Igreja Matriz São Pedro, será instalado na frente da paróquia e os prédios de órgãos de segurança ganharão anjos em referência à proteção da comunidade”, revela a decoradora.

Para Claudya, Gramado respira a cultura natalina. “É isso que diferencia a cidade de outros destinos. É essa atmosfera única, que vai além da decoração, que faz do Natal Luz um evento diferente de qualquer outro no mundo”, resume Claudya.

O 40° Natal Luz de Gramado é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Bradesco. Patrocinador master: Gav Resorts. Copatrocínio: Bradesco Seguros e Coca-Cola. Apoio: Havan, RBT Internet, Vinícola Miolo e Hasam Group. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Tiqueteira oficial: Eleven Tickets. Agente cultural: Marca Produções. Financiamento: PRÓ-CULTURA, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução.

SOBRE A PROFISSIONAL

Claudya Chanas, da empresa C3 Staging Experiences, mora em Gramado há quatro anos e tem uma trajetória consolidada na criação de projetos de ambientação de alto padrão. A stager iniciou a carreira em 1987, com decoração de festas infantis e eventos. Depois, buscou especialização focando a atuação em festas de casamento. Ao longo das décadas, construiu uma história marcada pela busca de novas referências e pelo empreendedorismo. Além de casamentos, passou a atuar em projetos de decoração para a hotelaria em redes como Casa Hotéis, Laghetto, Kempinski Laje de Pedra, Chocoland e Hotel Colline de France. Agora, traz sua expertise e visão criativa para assinar a cenografia dos 40 anos do Natal Luz, em um projeto que une elegância, emoção e a tradição que faz do evento um dos maiores espetáculos natalinos do mundo. 

Foto crédito divulgação

Fonte: Liberado Junior
Assessoria de imprensa -NATAL LUZ

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.