Pular para o conteúdo principal

Destinos Turísticos Inteligentes entram na pauta do segundo dia do Tourism Innovation Summit 2025

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - O segundo dia do Tourism Innovation Summit (TIS) 2025 em Sevilha, na Espanha, destacou nesta quinta-feira (23.10) o papel das políticas públicas e da inovação na construção de destinos turísticos mais conectados, acessíveis e sustentáveis. Representando o Ministério do Turismo do Brasil, a chefe de gabinete Janara Braga esteve presente no painel sobre o tema Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma das principais iniciativas de inovação no país.

Implementada pelo Ministério do Turismo desde 2021, a estratégia DTI tem como objetivo tornar os municípios mais sustentáveis, acessíveis e competitivos, promovendo o uso de tecnologias e metodologias voltadas à melhoria da experiência de moradores e visitantes.

“O Brasil busca adotar e adaptar boas práticas internacionais, unindo tecnologia, inclusão e integração entre os territórios turísticos. A inovação é um meio para tornar o turismo mais humano e acessível”, destacou Janara Braga, chefe de gabinete do Ministério do Turismo.

Desenvolvida inicialmente na Espanha e adaptada à realidade brasileira em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, a metodologia estimula a excelência e o aprimoramento contínuo dos destinos. As cidades que aderem à iniciativa recebem o Selo DTI em Transformação após o cumprimento de, no mínimo, 80% dos requisitos do Plano de Transformação, que envolve critérios de sustentabilidade, acessibilidade, governança, inovação e tecnologia.

No Brasil, a cidade de Curitiba (PR) foi pioneira no processo de estruturação do modelo de gestão para turismo inteligente. “Este trabalho trouxe aprendizado para avançarmos numa metodologia que hoje está sendo aplicada em todo o Paraná e que ganhou uma estrutura mais sólida a partir da estruturação do direcionamento nacional com o DTI Brasil”, comentou a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Paraná, Patrícia Albanez, que apresentou a experiência brasileira durante o painel.

“A estratégia incentiva um processo contínuo de evolução. Os destinos que buscam o selo precisam monitorar resultados e ajustar políticas para se tornarem mais acessíveis, tecnológicos, criativos e sustentáveis. Isso eleva a competitividade e a reputação turística do município”, explicou Janara Braga.

Experiências

O debate durante o painel técnico reuniu representantes da América Latina e abordou soluções reais para os desafios globais do turismo, como sustentabilidade, transformação digital e inclusão social.

A especialista em turismo Marta Poggi, que moderou o diálogo no evento, destacou que o Ministério do Turismo adaptou a metodologia espanhola às necessidades do país e frisou: “é importante trocarmos experiência com países latino-americanos, uma vez que nossa realidade é bem diferente da europeia”.

Além do caso brasileiro, também foram apresentados exemplos de destinos certificados como DTI em diferentes países, como Mar del Plata (Argentina) e Quito (Equador) – cidades que vêm aplicando a metodologia internacional para tornar seus territórios locais mais integrados, sustentáveis e inteligentes.

DTI no Brasil

O Brasil já possui experiências consolidadas na metodologia DTI. Curitiba (PR), reconhecida em 2023 como a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards, integra a Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo. O prêmio internacional reconheceu a combinação de soluções ecológicas, planejamento urbano e crescimento socioeconômico sustentável da capital paranaense, consolidando-a como referência nacional em inovação e governança turística.

Foto: Destinos Turísticos Inteligentes foram tema de painel no
Tourism Innovation Summit (TIS) 2025, na Espanha. Crédito: Divulgação MTur

Fonte:  Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.