Pular para o conteúdo principal

Ministério do Turismo leva Rotas Negras e afroturismo à 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

 

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - O Programa Rotas Negras, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Igualdade Racial voltada ao fortalecimento do afroturismo no Brasil, é um dos destaques da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), espaço dedicado ao diálogo e à formulação coletiva de políticas na área. O evento, retomado pelo governo federal após um hiato de sete anos, segue até esta sexta-feira (19.09) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Logo no primeiro dia (15.09), o encontro permitiu que integrantes de quilombos, associações representativas e gestores públicos conhecessem, pela primeira vez, as ações do governo federal no segmento. Vários deles demonstraram interesse em implementar o turismo de base comunitária e o afroturismo nos seus territórios.

Um dos materiais que está sendo apresentado ao público que visita o estande do Ministério do Turismo no evento é o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira. A publicação traz um diagnóstico sobre o afroturismo no Brasil, mapeando experiências e serviços turísticos protagonizados por pessoas negras, além de identificar boas práticas nacionais e internacionais e subsidiar políticas públicas.

Além disso, empreendedores do turismo que passarem pelo espaço do Ministério do Turismo no evento terão a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre as normas e os critérios do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo). Operada com verbas do órgão, a linha de crédito proporciona financiamentos em condições especiais para capital de giro, obras e a aquisição de equipamentos, favorecendo melhorias no setor.

Afroturismo

 O segmento tem ganhado força e evidência na agenda do governo federal. Por meio do Rotas Negras, o Ministério do Turismo desenvolve uma série de iniciativas para promover o afroturismo e o turismo de base comunitária. O objetivo é impulsionar a atividade no Brasil, valorizando a cultura afro-brasileira, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e ampliando oportunidades de geração de emprego e renda.

Coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e organizado em parceria entre o Ministério do Turismo e outros órgãos federais, o programa apoia a criação de roteiros turísticos baseados na ancestralidade africana, em comunidades quilombolas, terreiros, manifestações culturais e experiências que fortalecem a memória e a identidade afro-brasileira.

Foto: Roberto Castro (Mtur) 

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.