Pular para o conteúdo principal

Ministério do Turismo leva Rotas Negras e afroturismo à 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

 

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - O Programa Rotas Negras, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Igualdade Racial voltada ao fortalecimento do afroturismo no Brasil, é um dos destaques da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), espaço dedicado ao diálogo e à formulação coletiva de políticas na área. O evento, retomado pelo governo federal após um hiato de sete anos, segue até esta sexta-feira (19.09) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Logo no primeiro dia (15.09), o encontro permitiu que integrantes de quilombos, associações representativas e gestores públicos conhecessem, pela primeira vez, as ações do governo federal no segmento. Vários deles demonstraram interesse em implementar o turismo de base comunitária e o afroturismo nos seus territórios.

Um dos materiais que está sendo apresentado ao público que visita o estande do Ministério do Turismo no evento é o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira. A publicação traz um diagnóstico sobre o afroturismo no Brasil, mapeando experiências e serviços turísticos protagonizados por pessoas negras, além de identificar boas práticas nacionais e internacionais e subsidiar políticas públicas.

Além disso, empreendedores do turismo que passarem pelo espaço do Ministério do Turismo no evento terão a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre as normas e os critérios do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo). Operada com verbas do órgão, a linha de crédito proporciona financiamentos em condições especiais para capital de giro, obras e a aquisição de equipamentos, favorecendo melhorias no setor.

Afroturismo

 O segmento tem ganhado força e evidência na agenda do governo federal. Por meio do Rotas Negras, o Ministério do Turismo desenvolve uma série de iniciativas para promover o afroturismo e o turismo de base comunitária. O objetivo é impulsionar a atividade no Brasil, valorizando a cultura afro-brasileira, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e ampliando oportunidades de geração de emprego e renda.

Coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e organizado em parceria entre o Ministério do Turismo e outros órgãos federais, o programa apoia a criação de roteiros turísticos baseados na ancestralidade africana, em comunidades quilombolas, terreiros, manifestações culturais e experiências que fortalecem a memória e a identidade afro-brasileira.

Foto: Roberto Castro (Mtur) 

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.