Pular para o conteúdo principal

EMBRATUR defende sustentabilidade e valorização da diversidade no 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável

 

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - A Embratur apoiou a realização do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, que acontece desta quinta-feira (11) até o dia 14 de setembro de 2025, em Brasília (DF) e Cavalcante (GO). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participou da cerimônia de abertura reforçando o compromisso da instituição em promover um turismo cada vez mais sustentável, diverso e inclusivo. Além disso, a Agência terá papel importante na programação, com duas palestras e a apresentação do Feel Brasil por meio de um totem em que os participantes podem conhecer as 101 experiências promovidas pelo projeto.

De acordo com o presidente da EMBRATUR Marcelo Freixo, a Embratur promove ações de sustentabilidade e de turismo responsável dentro e fora de casa. “A Embratur é uma empresa lixo zero, faz o seu dever de casa. Fizemos um concurso de boas práticas de turismo responsável e sustentável no Brasil inteiro. Temos também muitas parcerias, como o acordo com o ICMBio, que transforma unidades de conservação em pontos de turismo que auxiliam tanto na conservação quanto no turismo. É um avanço enorme, algo que nunca existiu antes", afirmou.
 

O presidente da Agência enfatizou o papel transformador da Embratur para o desenvolvimento do setor. Segundo ele, o Brasil está em um momento de um novo turismo. "Pela primeira vez, a Embratur torna estruturante um trabalho de Afroturismo, por exemplo. Isso significa que o Afroturismo não é uma gaveta que a gente abre de vez em quando. Ele é estruturante e está em todas as políticas para debater o território", destacou.
 

Em sua fala, a presidente do Coletivo Muda pelo Turismo Responsável, Tatiana Paixão, elogiou a atuação da Embratur. "É uma nova Embratur! Muito obrigada pela sua equipe magnífica, vocês estão fazendo a diferença no país. Nunca vi nesse país um momento em que tivéssemos tanta aproximação com um órgão como está sendo e está sendo pela porta da Embratur."
 

“Nesta gestão realmente temos resultados que nos empolgam. Como o presidente Freixo vai ressaltar, são números que nunca atingimos e fico feliz porque esses números estão sendo trabalhados com a questão da responsabilidade, sustentabilidade, que é o nosso pilar, que é o mais importante", disse a coordenadora geral de turismo sustentável e responsável do Ministério do Turismo, Carolina Favero.
 

Homenagem

A abertura do evento contemplou uma homenagem à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reconhecida por sua trajetória de defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Na ocasião, a ministra foi representada pelo secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf Filho.
 

O Fórum

Organizado pelo Grupo Vivejar, o evento reúne comunidades tradicionais, empreendedores periféricos, comunicadores, pesquisadores e profissionais de turismo, com o objetivo de refletir sobre os caminhos para um setor mais ético, regenerativo e alinhado às práticas de responsabilidade socioambiental.

Ainda nesta quinta-feira, a Embratur apresentou a palestra “A Promoção Internacional do Turismo como Ferramenta para o Turismo Sustentável”, conduzida pelo Gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Alexandre Nakagawa.
 

Já nesta sexta-feira (12), a Agência será representada pela Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tânia Neres, na condução de dois workshops: “Trilhas do Afroturismo Internacional” e “Etnoturismo – Visitação Turística em Terras Indígenas: fundamentos e perspectivas de futuro”.

Programação

Com quatro dias de atividades, incluindo rodas de conversa, oficinas, vivências culturais e visita técnica à comunidade quilombola Kalunga, o Fórum se consolida como um marco para o turismo brasileiro. Haverá, ainda, durante o evento, a entrega do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, que valoriza iniciativas transformadoras em diversidade, sustentabilidade e impacto social.
 

Para o presidente da Embratur, “a participação da Agência reafirma o papel da Agência em posicionar o Brasil internacionalmente como um destino comprometido com a preservação ambiental, a valorização da diversidade cultural e a geração de oportunidades para as comunidades locais”.

Foto: Marcelo Freixó 
Crédito Renato Vaz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.