Pular para o conteúdo principal

Cicloturismo: é possível combiná-lo com viagens para o exterior?

 

SÃO  PAULO/ SP – BRASIL -Sempre tive o costume de caminhar, porém veio o isolamento e caminhar começou a se tornar um pouco monótono. Foi então que comprei uma bike e conheci o cicloturismo. Você já deve ter visto um grupo de ciclistas vestidos com aqueles trajes especiais e com bicicletas lindíssimas andando pelas grandes ciclovias espalhadas pelas capitais, como é no caso da Avenida Paulista, um dos cartões postais de São Paulo. E, se este roteiro fosse um passeio turístico? Isso mesmo, aliar o turismo e a práticas de exercícios físicos no meio de uma pandemia parece muito bom.

Tendência 

O Ministério do Turismo considera que atividades ao ar livre são uma tendência para retomar o setor após a crise enfrentada com a pandemia, e por isso, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e voluntários, está sinalizando e promovendo trilhas de longo curso ao longo do país. Já são 3,5 mil quilômetros de trilhas sinalizadas, com uma meta de 10 mil km nos próximos anos.

Com o êxodo das grandes cidades, e a procura por lugares em meio a natureza, essas rotas ganham ainda mais visibilidade. Há trilhas em todos os lugares do Brasil e com os mais variados graus de dificuldade. Além de aproveitar as belezas naturais e promover a conscientização já que bicicleta é um meio de locomoção não poluente.

As chamadas cidades inteligentes já tem em seus projetos grandes ciclovias e há vários roteiros pelo mundo que dá para fazer de bike, como as vinícolas no Chile e as cidadelas italianas. As expedições de bicicleta fazem tanto sucesso que até existem empresas de turismo e agências de viagem especializadas nesse tipo de turismo, alguns vendem o pacote completo, com hospedagem ou apoio, e o passeio pode ser em grupo ou individual.

Esse tipo de viagem é ótimo para quem busca uma aproximação com a natureza, gosta de passeios tranquilos, e de adquirir novas experiências de vida. Até nós conseguimos desfrutar de viagens internacionais, porque não chamamos um grupo de amigos e vamos passear de bike até o seu ponto turístico mais próximo, mas claro que sempre mantendo o distanciamento e as regras de higiene, o percurso vai ser com certeza uma inspiração para você!

Juliana Queissada, é CEO da Queissada Comunicação e formada em turismo. Atualmente mora na Bahia, mas sua casa é qualquer lugar desde que tenha Beethoven, o cão e o computador para trabalhar!

Viajar com bicicleta é uma ótima oportunidade para os que gostam de ecoturismo e buscam se conectar com o ambiente (Foto: Acervo Pessoal)

Fonte:
Leticia Linhares
assessoria@queissada.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.