Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente: Bondinho Pão de Açúcar promove série ensinando ao público ações sustentáveis para colocar em prática no dia a dia

 


RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL -Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Bondinho Pão de Açúcar preparou uma série composta por quatro vídeos voltados para ações sustentáveis que podem ser colocadas em prática no dia a dia pelo público. Os conteúdos serão publicados entre os dias 1 e 8 de junho, nas redes sociais oficiais do parque, e reforçam as iniciativas sustentáveis que o atrativo turístico pratica.

 “A sustentabilidade está no DNA do Bondinho Pão de Açúcar. Desde a década de 80, já realizávamos o reflorestamento do Morro da Urca, com o objetivo de preservar a fauna e flora locais. Queremos, cada vez mais, ser exemplo de práticas sustentáveis em favor do Meio Ambiente”, destaca Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

 A série abordará temas como compostagem em casa, importância da educação ambiental, dicas para ser lixo zero, e conservação dos oceanos. Para isso, os conteúdos terão a participação de grandes nomes ligados à sustentabilidade como Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico; o projeto de Educação Ambiental Moleque Mateiro; Rodrigo Oliveira, da Impacta, e Caio Salles, do Projeto Verde Mar.

 Importante trabalho

O Bondinho Pão de Açúcar realiza importante trabalho em prol da sustentabilidade, como a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação e a conservação e recuperação (incluindo reflorestamento e controle de espécies exóticas invasoras da flora), em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (Mona), que completa 15 anos nesta semana.

 O parque ainda desenvolve o projeto educativo-socioambiental Educa Bondinho, que, desde 2015, já recebeu mais 57 mil alunos e professores de escolas públicas e privadas, oferecendo a oportunidade de instituições e professores trabalharem um método educativo de vivência.

 Além disso, outras iniciativas reforçam a presença da sustentabilidade no DNA do Bondinho Pão de Açúcar:

 – O parque segue as políticas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – ODS;

 – O Bondinho Pão de Açúcar vem trabalhando com a finalidade de minimizar suas emissões de carbono, como por exemplo, fazendo a utilização das placas solares desde outubro de 2015. Com isso, de 2015 até o final de 2020, evitou a emissão de gases: 55 ton. de CO2; 85 kg de N2O, o que gera a equivalência em reflorestamento de 4,8 há (hectares) de floresta;

 – O Bondinho Pão de Açúcar realiza a compostagem de quase 100% dos resíduos orgânicos gerados no parque. A média anual é de 55 toneladas de resíduo orgânico para compostagem;

 – Compromisso com a reciclagem. Só em 2019, antes da pandemia, o parque totalizou 48 toneladas de material reciclado (plástico, alumínio, papel e vidro);

 – No que se refere à energia, os teleféricos utilizam um sistema regenerativo, sendo movidos a energia elétrica e com baixa emissão de carbono. Além disso, se tornam ecoeficientes ao fim do dia. Quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem mais pesados do que os que sobem, eles chegam a gerar energia.

 SERVIÇO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 Programação dos vídeos

 01/06 – Tema: Compostagem caseira, com Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico.

03/06 – Tema: Educação Ambiental na prática, com o projeto Moleque Mateiro.

05/06 – Tema: Dicas para ser lixo zero, com Rodrigo Oliveira, da Impacta.

08/06 – Tema: A importância de cuidar dos oceanos, com Caio Salles, do Projeto Verde Mar.

 Os conteúdos serão disponibilizados nas redes sociais oficiais do parque:

Instagram e Facebook: @bondinhopaodeacucar

Foto: Rafael Duarte
Fonte: Imprensa Bondinho Pão de Açúcar

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.