Pular para o conteúdo principal

Brasil lidera ações contra exploração sexual infantil no turismo com evento internacional em Foz do Iguaçu (PR)

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Foz do Iguaçu (PR) será palco em junho de grande mobilização liderada pelo Brasil para debater ações de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes na atividade turística. Com promoção do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com Itaipu Parquetec (Parque Tecnológico de Itaipu), Itaipu Binacional e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o 2º Encontro de Turismo Responsável terá a participação de gestores nacionais e internacionais para discutir e fortalecer estratégias no combate ao crime.

Entre 03 e 05 de junho, o evento contará com três momentos de destaque: um Seminário Internacional, que reunirá experiências e boas práticas para fortalecer políticas preventivas a partir da sensibilização de gestores públicos e prestadores de serviços turísticos; a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA) - que celebra 20 anos de atuação - e uma oficina de planejamento de ações. Os debates também buscam posicionar o Código de Conduta Brasil, criado pelo Ministério do Turismo para incentivar o engajamento do setor, como um compromisso contínuo na área.

A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, ressalta que o objetivo é ampliar esforços na prevenção de crimes sexuais no segmento. “A proposta é que haja uma sinergia de ações, além de posicionar o Brasil como líder na defesa dos direitos humanos, especialmente da infância e da adolescência, enviando uma mensagem clara ao mundo de que a exploração sexual de menores não será tolerada”, frisa a secretária, que comandou recentemente uma reunião preparatória para os encontros em Foz.

Já a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero, observa que os debates incentivam a adoção de boas práticas. “Ao sediar um evento internacional sobre o tema, o Brasil não só promove uma reflexão coletiva sobre as ações necessárias para a prevenção desse crime, mas também inspira outros países a adotar uma postura mais proativa”, destaca Carolina, que coordena a realização dos eventos.

GARA

 Formado em 2005 por iniciativa do Brasil, o GARA reúne 15 países da América Latina e do Caribe e proporciona colaboração no enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo, a partir do compartilhamento de experiências. O grupo constitui uma plataforma de cooperação e ações conjuntas, permitindo que países da região troquem informações e desenvolvam estratégias para erradicar crimes contra a infância no turismo.

Além do Brasil, o GARA conta com a participação de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

CÓDIGO 

O Código de Conduta Brasil trabalha a sensibilização e a orientação de empresas turísticas, de seus funcionários e colaboradores para que assumam a missão de contribuir com a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no ramo. A adesão à iniciativa exige que o interessado esteja inscrito no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur), bem como a assinatura de um termo de compromisso. (Saiba mais AQUI)

Evento internacional em Foz do Iguaçu (PR) vai discutir a prevenção à exploração sexual
de criança e adolescentes no turismo. Crédito: Zig Koch/MTur Destinos  

Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.