Pular para o conteúdo principal

Ministério do Turismo organiza criação de Sistema Nacional de Segurança Turística



BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - Seminário promovido pelo MTur busca pactuar o comprometimento de diversos órgãos públicos para a integração de medidas na área.O Ministério do Turismo realizou, nos dias 1º e 2 de outubro, o I Seminário de Segurança Turística, que debateu a criação de um sistema nacional na área a partir da integração de vários órgãos públicos e entidades.


O encontro, que faz parte da primeira etapa de organização do projeto, identificou pontos de cooperação entre atores que possuem iniciativas relacionadas ao setor. Após esse diagnóstico, haverá a sistematização de políticas e ações que promovam o bem-estar de visitantes. Participaram dos debates representantes dos ministérios do Turismo, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento Regional e da Saúde, além da ANVISA e de órgãos estaduais e municipais. Durante dois dias, os gestores discutiram temas relacionados à hospitalidade, tais como saúde, defesa do consumidor e proteção da integridade física e patrimonial de turistas.

Agradecimento

Presente ao evento o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, agradeceu a contribuição de todos os envolvidos.  “O turismo é multidisciplinar e vem se profissionalizando, assumindo um papel ativo nas políticas públicas de forma integrada. A participação de todos é essencial para se realizar um diagnóstico mais completo e eficiente”, ressaltou o ministro.

Bob Santos, titular da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional do MTur, responsável pela organização do seminário, afirmou que o Turismo encontra-se em um momento propício para ingressar na pauta da segurança. “O Ministério certamente saiu mais fortalecido desse evento. Não há como falar em turismo sem segurança, pois trata-se de uma variável de extrema relevância para a escolha de um destino”, frisou Santos.

Promoção

Desde o início do ano, a Secretaria de Integração Interinstitucional do MTur tem promovido encontros sobre o Sistema Nacional de Segurança Turística. Em agosto, a Diretoria de Políticas e Ações Integradas, coordenada pelo coronel Luciano Puchalski, organizou o 1º Encontro de Segurança Turística, com a presença de representantes dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Regional.

FONTE:
MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.