Pular para o conteúdo principal

Uruguai aposta em experiências sensoriais no 37a FESTURIS Gramado

 

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - O Ministério do Turismo do Uruguai chega à 37a edição do Festuris Gramado trazendo para a feira uma amostra de diversas experiências que fazem do país um destino surpreendente. Enoturismo, gastronomia, produtos com identidade territorial, cultura uruguaia e turismo inclusivo estarão na feira, que ocorre de 6 a 9 de novembro no Serra Park.


Presente de forma ininterrupta no evento há 36 anos, o país aposta nesta edição em ativações
sensoriais e programações presenciais para reforçar a nova campanha promocional “Uruguai
Surpreende”, lançada em São Paulo dia 29 de outubro.
A presença no Festuris tem como objetivo consolidar o posicionamento do Uruguai como
destino competitivo e diversificado para os brasileiros, que representaram em 2024 um número de
575 mil turistas em território uruguaio. Por isso, este ano, o país destaca atrativos naturais,
propostas de enoturismo, gastronomia, incremento da conectividade e os benefícios fiscais que
oferece aos visitantes.

Ativações no Festuris: cultura, sabores e rotas


Foto enoturismo Divulgação 

Com 90 metros quadrados, o estande institucional terá estética inspirada nas obras do artista
Joaquín Torres-García (pintor, escultor, teórico da arte e de reconhecimento internacional) e reunirá
20 expositores. A programação foi desenhada para apresentar o país pelos sentidos: música,
degustações e conteúdo técnico sobre rotas e produtos turísticos.


Estão previstas apresentações musicais do percussionista Daniel“Tatita” Márquez, nos dias 7
e 8 de novembro, às 15h e às 17h. O artista é Embaixador da Marca País Uruguai e reconhecido por
sua habilidade em fundir ritmo, tecnologia e consciência artística. Ele é o fundador do projeto Robotic
Drums, uma iniciativa inovadora que une percussão e robótica.
O estande também oferecerá degustação de queijos, azeites de oliva e vinhos uruguaios às  14h, em ambos os dias. Para reforçar a identidade e a excelência da produção uruguaia, haverá também degustação de produtos com identidade nacional no dia 7, às 17h30, e no dia 8, às 16h.


O Uruguai também participa do espaço sensorial Food & Drinks Experience, com
degustações de queijos e vinhos e divulgação de roteiros e empreendimentos. A presença se estende
à Arena Gastronômica, onde serão realizadas duas masterclasses dedicadas às marcas
gastronômicas do país. Dia 7, às 16h40, será apresentado “Colonia en bocados”. No dia 8, às 17h20,
“Saberes y Sabores del Norte”, conduzida pela Região Norte.


A Câmara Uruguaia de Turismo LGBTQIA+ também marcará presença com estande próprio,
reafirmando o compromisso do país com a diversidade e a inclusão no setor turístico.
Incentivos aos brasileiros


Casapueblo - Punta Ballena - Divulgação

Como parte da estratégia de promoção, o Uruguai reforçará no Festuris os principais incentivos e
benefícios para turistas brasileiros, entre os quais:
● IVA 0% em serviços de hotelaria, em segmentos como gastronomia, aluguel de veículos sem
motorista , catering para eventos e em serviços de organização de eventos;
● Reembolso de 9% do IVA em serviços de mediação de locações turísticas.
O Brasil é um dos principais mercados emissivos para o Uruguai. Em 2024, o país recebeu
mais de 575 mil turistas brasileiros, majoritariamente vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa
Catarina e Paraná. Esses visitantes permaneceram, em média, três dias, com gasto estimado de US$
550 por pessoa.
Novas conexões
O aumento da conectividade aérea entre o Brasil e o Uruguai a partir de novembro e
dezembro facilitará a chegada de turistas brasileiros para a temporada de verão desde São Paulo e
Porto Alegre, em especial rumo a Punta del Este. Além disso, há uma importante rede de voos diretos
para Montevidéu, incluindo rotas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador e a nova
rota de Fortaleza, que começará a operar a partir de novembro.

Fique atento


Serviço

Uruguai no FESTURIS Gramado 2025
:: Estande do Uruguai na feira
Sexta feira, 7 de novembro
● Das 15h às 15h15 e 17h às 17h15 : Apresentação musical com Daniel “Tatita” Márquez
● Das 14h às 15h: Degustação de queijos, azeites e vinhos uruguaios
● Das 17h30 às 18h30: Degustação de produtos com identidade nacional
Sábado, 8 de novembro
● Das 15h30 às 15h45 e das 17h às 17h15: Apresentação musical com Daniel “Tatita” Márquez
● Das 14h às 15h30: Degustação de queijos, azeites e vinhos uruguaios
● DAs 16h às 17h: Degustação de produtos com identidade nacional

:: Arena Gastronômica (masterclass):
Sexta feira, 7 de novembro
● 16h40: Colonia en bocados(região de Colonia)
Sábado, 8 de novembro
● 17h20: Saberes y Sabores del Norte (Região Norte)

:: Food & Drinks Experience
Dias 7 e 8 de novembro
Haverá ações sensoriais e degustações de enoturismo, olivoturismo e gastronomia

Foto manchete: Músico Daniel "Tatita”Márquez fará duas apresentações por dia no estande 
do Ministério do Turismo do Uruguay / Foto: Divulgação
 

Fonte: Anelise Zanoni - jornalista
(51) 99197-7907
ane@waycontent.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.