Pular para o conteúdo principal

FESTURIS homenageia Costa Rica nos 10 anos da Árvore da Integração

 


GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Um dos projetos mais simbólicos do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, a Árvore da Integração, celebra 10 anos de história em 2025 com uma homenagem especial à Costa Rica. O país da América Central é o grande convidado para plantar raízes na história do evento, que chega a sua 37ª edição neste ano e ocorre de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS).


Wilson Sierra e CEO do FESTURIS Marta Rossi no primeiro plantio da Árvore da Integração em 2015.

Criado em 2015, o projeto tem como proposta destacar destinos e empresas comprometidos com o turismo sustentável. A iniciativa foi trazida pelo jornalista Wilson Sierra ( In memóriam ) na época Diretor de Relações Institucionais do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, e desde então já promoveu o plantio de 15 mudas de araucária - árvore símbolo do sul do Brasil - no entorno do centro de feiras onde ocorre o evento.

A araucária é uma espécie nativa, protegida por lei ambiental e considerada um símbolo de resistência e longevidade. Com expectativa de vida que pode chegar a 400 anos, o seu plantio durante o Festuris representa uma homenagem e um gesto de compromisso com a preservação ambiental, além do fortalecimento de um turismo mais responsável e sustentável.


Foto: banco de Imagens da Costa Rica | pt.visitcostarica.com/

Em 2025, o destino homenageado será a Costa Rica, em reconhecimento à sua notável atuação em políticas sustentáveis. O país é referência global por iniciativas voltadas à proteção da biodiversidade, energia limpa, inclusão comunitária e boas práticas de ESG (ambiental, social e governança).

Durante a cerimônia, representantes do país participam do plantio de uma nova muda de araucária, selando sua presença no projeto e perpetuando o nome da Costa Rica no cenário da sustentabilidade internacional.

"O Troféu Árvore da Integração celebra uma década de compromisso com o meio ambiente. Homenagear a Costa Rica neste marco é reconhecer um modelo de gestão sustentável que inspira o mundo", destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

 Foto manchete: No ano passado, a empresa Localiza & Co foi reconhecida pelas ações de sustentabilidade. Foto: Anselmo Cunha/Festuris

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.