Pular para o conteúdo principal

Sob liderança do Brasil, ONU Turismo elege primeira mulher da história para o cargo de secretária-geral

 


BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - Shaikha Nasser Al Nowais, candidata dos Emirados Árabes Unidos, foi eleita, nesta sexta-feira (30.05), para comandar a ONU Turismo nos próximos quatro anos. O processo eleitoral aconteceu durante a 123ª reunião do Conselho Executivo da entidade, em Segóvia, Espanha e foi presidido pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino. Estiveram na disputa candidatos dos Emirados Árabes, Gana, Grécia, México e Tunísia. Ao todo, 35 países integrantes do Conselho participaram da escolha.


A representante da federação árabe deverá comandar a entidade pelo período de 2026 a 2029 e substituirá a atual gestão, comandada pelo georgiano Zurab Pololikashvili. O nome de Shaikha Nasser Al Nowais será apresentado para aprovação da Assembléia Geral das Nações Unidas em novembro, em Riad, na Arábia Saudita.
 

"Vivemos em Segóvia um momento inédito para a ONU Turismo, com a eleição da primeira mulher a comandar a entidade desde sua criação em 1975 e é emblemático que vivamos esse momento em 2025, quando a ONU Turismo completa 50 anos de existência. Em um setor que mais de 50% da força de trabalho é feminina, essa conquista representa muito para a atividade turística mundial", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
 
O discurso da candidata vencedora destacou as potencialidades de cada continente e o interesse de trabalhar junto com os órgãos de turismo regional. O Brasil é sede do escritório Regional da ONU Turismo para as Américas e Caribe. A fala foi suficiente para garantir 24 dos 35 votos para a candidata. A confirmação de seu nome para o comando acontecerá durante a próxima Assembleia Geral.

Foto: Divulgação
Fonte: Mtur


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.