SÃO PAULO/ SP - BRASIL - - A LATAM Airlines Brasil acaba de abrir um novo processo seletivo para contratar mais de 160 pilotos no país. São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos). As inscrições estarão disponíveis entre 10 e 20 de junho na página Trabalhe Conosco da companhia: www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.
Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela LATAM no
Brasil em 2025. Em janeiro, a companhia já havia anunciado quase 900
oportunidades para comissários de bordo e copilotos.
“Hoje, a LATAM oferece as melhores oportunidades de carreira
para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e
abrangência do grupo, que permite desenvolvimento tanto no mercado
doméstico quanto internacional. Somos também a companhia aérea em
atividade mais longeva da aviação nacional, o que traduz nossa
consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação
brasileira”, afirma Harley Meneses, diretor
de Operações da LATAM Brasil.
Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior
completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA
e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em
avião. Para comandantes, é exigida experiência mínima de 5.000
horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo pelo menos 3.000
horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aeronaves
similares ou maiores que o Airbus A320.
O processo de treinamento dos novos pilotos da LATAM dura, em
média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais:
Treinamento de Solo: na primeira fase, os
pilotos estudam os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos,
procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação
aeronáutica vigente. Grande parte desse conteúdo é ministrada
online, enquanto as atividades práticas ocorrem presencialmente na
Academia Corporativa LATAM.
Simulador de Voo: após a conclusão do
treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase prática em
simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em
centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos
para enfrentar situações normais e emergenciais. O treinamento é
concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador
credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que
confirma a aptidão para avançar à última fase.
Instrução em Rota: etapa final do
treinamento, quando os pilotos, acompanhados por comandantes
instrutores experientes, se adaptam à rotina operacional da LATAM,
familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais. Embora já
qualificados desde a fase do simulador, precisam passar por uma
avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como
copilotos ou comandantes sem supervisão.
Após essa etapa inicial, todos os pilotos LATAM participam
anualmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a
constante atualização e segurança nas operações.
A LATAM e o Brasil
Hoje, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no
Brasil, com voos para 55 aeroportos no país. No exterior, é a
companhia que mais conecta o Brasil ao mundo, com voos próprios para
90 destinos internacionais.
Com 20,5 mil funcionários no País, a LATAM lançou em 2025 a
Escola LATAM, iniciativa inédita de formação profissional para
carreiras no setor aéreo.
Líder em participação nos mercados doméstico e internacional desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a LATAM também é, pelo segundo ano consecutivo, a companhia preferida dos viajantes corporativos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
Foto: Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela LATAM no Brasil em 2025, com cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes. Crédito: Divulgação LATAM.
Fonte: Imprensa LATAM
Comentários
Postar um comentário