Pular para o conteúdo principal

98% dos brasileiros planejam viagens mais sustentáveis para 2025

 


SÃO PAULO// SP - BRASIL - A Booking.com, empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, divulga os achados do seu 10º Relatório de Viagens e Sustentabilidade, que explora o comportamento e a intenção dos consumidores em relação ao impacto social e ecológico das viagens.

A edição de 2025 conta com insights de 32 mil viajantes em 34 países. Nos últimos dez anos, em meio à crescente discussão sobre o impacto do turismo nos destinos, a atenção à sustentabilidade é uma constante. Em 2016, 56% dos viajantes brasileiros acreditavam viajar de forma consciente, já em 2025, 98% afirmam desejar e de certa forma já optar por escolhas mais sustentáveis. 

Além disso, analisando a década passada, é possível concluir que há uma mudança nas percepções dos viajantes sobre o que a sustentabilidade engloba. Houve mudanças nos níveis de conscientização e a sustentabilidade se tornou uma prioridade maior para muitas pessoas durante o planejamento de viagem.  

Nesse sentido, hábitos relacionados à redução de resíduos e ao consumo de energia tornaram-se cada vez mais comuns e continuam sendo as principais opções quando os viajantes pensam em influenciar o impacto das viagens. Em 2020, por exemplo, 34% dos viajantes brasileiros disseram que desligavam o ar-condicionado/aquecedor das acomodações quando não estavam presentes e, pouco depois, em 2023, esse número subiu para 76%.  

O principal comportamento, que 57% dos viajantes brasileiros esperam incorporar em suas próximas viagens, é a redução do desperdício em geral durante a viagem, o que inclui hábitos como: reciclagem e evitar itens de uso único, seguido por evitar atividades que possam prejudicar a vida selvagem local (57%) e reduzir o consumo de energia (54%).  

“Como uma das maiores plataformas de viagens do mundo, temos o compromisso de tornar as escolhas mais sustentáveis mais acessíveis e fáceis de serem identificadas. Atualmente, quase 22 mil acomodações em nossa plataforma exibem certificações reconhecidas de sustentabilidade, e oferecemos filtros específicos para que os viajantes possam encontrar essas opções com facilidade”, comenta Marco Sobrinho, Gerente Comercial da Booking.com no Brasil. 

Desde 2016, a empresa pesquisa sobre o comportamento dos consumidores em relação a viagens mais sustentáveis.  Nesses 10 anos de relatório, quase 230 mil viajantes em 35 mercados contribuíram com percepções, comportamentos e possíveis barreiras dos viajantes em relação a viagens mais sustentáveis. 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.000 entrevistados em 34 países e territórios, incluindo 1.000 do Brasil. Para participar, as pessoas precisavam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2025. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2025.

Foto meramente ilustrativa - Freepik
Fonte: Imprensa Booking





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.