BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A EMBRATUR terá participação de destaque na maior feira de turismo do país, a ABAV Expo, que neste ano será realizada em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de setembro. Na 51ª edição da feira promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), o órgão responsável pela promoção internacional do turismo irá focar em temas relacionados à sustentabilidade, afroturismo e inovação.Irá também promover, em parcerias com Sebrae e Abav Expo, o maior programa de internacionalização da história da feira, com a presença de 60 operadores internacionais, que também participarão de quatro diferentes famtours pelo Brasil.
Serão recebidos representantes dos Estados Unidos, Suíça,
França, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai,
Peru, Portugal, Itália, Espanha e México. Pelo programa ABAV Buyers
Club, que tem o patrocínio da Embratur, serão 30 operadores
estrangeiros que irão conhecer destinos do estado de Goias. Os
outros 30 operadores participarão de três famtours organizadas pela
Embratur, em parceria com o Sebrae, para conhecer os estados de
Amazonas, Pará e Mato Grosso do Sul. Todos irão à Brasília
participar de rodadas de negócios durante a feira.
Sustentabilidade
Na parte de sustentabilidade, a Embratur irá lançar o Concurso
de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, e marcará
presença em paineis focados nas oportunidades de descarbonização
do setor e turismo regenerativo. Também estão previstas conversas
no ABAV Talks sobre afroturismo e ecossistemas de inovação, além
de participar das reuniões da Associação Nacional de Secretários
e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e do Fórum Nacional dos
Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A Embratur
também irá formalizar, durante a feira, uma parceria com a Goiás
Turismo para sediar a Remote Latin America, na Chapada dos Veadeiros,
em 2025.
A ABAV Expo reúne os principais atores do turismo, promove
inúmeras possibilidades de negócios, fortalece as marcas e destinos
e realiza capacitações, além de representar uma vitrine para
lançamentos e novidades do setor. A abertura será dia 25
(quarta-feira), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a
partir das 18h30.
O presidente da EMBRATUR, Marcelo Freixo, destacou a importância
da parceria com a ABAV. “É o maior encontro da indústria do
turismo do Brasil, e é nosso papel garantir a maior quantidade de
geração de novos negócios, trazendo para dentro da feira uma
grande quantidade de compradores internacionais qualificados. Com uso
de dados e inteligência de mercado, convidamos operadores
estrangeiros para viver as experiências mais alinhadas com o seu
perfil de cliente. Eles vão se encantar e, em seguida, poder sentar
pra fechar novos negócios com os responsáveis, no Brasil, por
garantir que essas experiências possam ser comercializadas no
exterior”, destaca.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, a participação
na Abav contribui para mostrar que “a sustentabilidade, a inovação
e a inclusão são conceitos que não têm mais volta.” “O Sebrae
trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil,
existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo, desse total,
97,4% são microempreendedores individuais, microempreendedores e
pequenas empresas. A nossa parceria com a Embratur busca ampliar as
oportunidades para que o segmento possa continuar gerando mais
emprego e inclusão”, afirma Décio Lima.
Concurso para ESG
Durante a ABAV Expo 2024, a Embratur irá lançar uma iniciativa
que vai premiar as melhores experiências turísticas sustentáveis
nas cidades turísticas brasileiras. O Concurso de Melhores Práticas
ESG nos Destinos Brasileiros, que será lançado no dia 26, tem o
objetivo de identificar, destacar e dar visibilidade às práticas
ESG (ambiental, social e governança) bem sucedidas dos destinos que
podem ser incorporadas ao setor turístico e usadas na promoção
internacional do turismo brasileiro.
Com o concurso, a Agência também irá possibilitar a troca de
informações e experiências na implementação de práticas ESG
entre os destinos, identificar iniciativas que podem ser incorporadas
na promoção internacional do setor e inserir o Brasil na tendência
global de consumo orientado a práticas de sustentabilidade.
Famtour na ABAV Expo
A 51ª edição da feira, em Brasília, será o ponto de encontro
de quatro viagens de familiarização (famtours) promovidas pela
Embratur. Operadores dos EUA irão conhecer os destinos paraenses
entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Mas chegam antes ao
Brasil: no dia 25 de setembro, o grupo começa o roteiro em Brasília
(DF) e participa da ABAV Expo como convidados representantes de
operadores de turismo do Programa ABAV Hosted Buyers Club. Da capital
federal, os operadores seguem para Santarém (PA) e participam da
experiência Passeio Comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da
Floresta Nacional de Tapajós, além de trilhas na selva amazônica
de matas primárias e visita às praias de Cajutuba. Em Alter do Chão
(PA), o grupo irá conhecer praias e o Igapó do Macaco, onde poderão
tomar banhos de igarapé.
No dia 30 de setembro, o grupo chegará a Belém (PA) onde
realizará um City Tour Histórico e Ecológico na capital paraense.
Também vai conhecer o Mercado Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia
(Forte do Presépio, Casa das 11 janelas, Catedral e Igreja de Santo
Alexandre, Museu de Arte Sacra e Museu do Círio), Polo Joalheiro,
Basílica de Nazaré, Praça da República e bairros Batista Campos e
Nazaré. O grupo também passará pela Ilha do Combu – uma das 39
ilhas de Belém que fazem parte da APA (Área de Proteção
Ambiental).
Os operadores da França e Suíça irão finalizar o roteiro na
ABAV Expo. A famtour desse grupo, de 21 a 25 de setembro, seguirá
para Manaus (AM), Novo Airão (AM) e Brasília (DF). O grupo chegará
ao Aeroporto Internacional de Manaus no primeiro dia e conhecerá os
principais pontos turísticos, como o Mercado Municipal Adolfo
Lisboa, o Palácio Rio Negro, o Teatro Amazonas e a Praça São
Sebastião, em passeio que apresentará a cultura e a história
ligada ao ciclo da borracha no Brasil.
Na manhã seguinte, haverá visita a uma comunidade indígena e ao
Encontro das Águas, antes de partir para Novo Airão, onde farão
uma trilha aquática no Parque Nacional de Anavilhanas, contemplarão
o pôr-do-sol no Rio Negro e participarão de expedições para
flagrar animais noturnos. O grupo também fará passeios pela cidade
e conhecerá iniciativas locais de projetos de educação,
conservação e artesanatos, e visitará as comunidades tradicionais
ribeirinhas Santo Antônio e Tiririca e a Gruta do Mandadá.
Os operadores chegarão a Brasília no dia 25 e, no dia seguinte,
farão um city tour pelo conjunto urbanístico da capital federal e
as suas quatro escalas: monumental, gregária, bucólica e
residencial. Eles ainda participarão de uma rodada de negócios com
DMCs (empresas especializadas em gerir e organizar serviços
turísticos) brasileiros na ABAV Expo.
A famtour dos operadores da Alemanha e Reino Unido será entre os
dias 21 a 25 de setembro e começará em Bonito (MS), onde visitarão
o Parque Ecológico Rio Formoso, a Gruta do Lago Azul, trilhas no
Buraco das Araras e no Rio Sucuri. O grupo chega a Brasília no dia
26 para também participar do encontro de relacionamento com DMCs
brasileiros.
Por fim, os 30 operadores da América Latina convidados via
programa Buyers Club poderão conhecer a Chapada dos Veadeiros, a
histórica e charmosa Pirenópolis e a maior estância hidrotermal do
mundo, em Caldas Novas e Rio Quente. O grupo também seguirá para
Brasília, para participar da Abav Expo.
Ao todo, 122 expositores nacionais divididos em empresas de
tecnologias, companhias aéreas, hospedagem, operadoras de turismo,
bancos, receptivos de viagem, seguradoras, locadoras de veículos e
destinos participam da ABAV Expo. Outros 16 expositores
internacionais divididos entre destinos, hospedagem e receptivo
internacional também estarão na feira.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Expo reúne os principais players dos diversos segmentos turísticos brasileiros e internacionais, e promove a conexão entre as empresas que comercializam fora do país os atrativos do turismo brasileiro, com os agentes e operadores de viagens nacionais. Esse encontro possibilita o surgimento de novos negócios, fortalecimento de marca e destino, capacitações e a vitrine para lançamentos e novidades.
Foto meramente ilustrativa- Crédito Divulgação
Fonte: EMBRATUR
Comentários
Postar um comentário