JOINVILLE/ SANTA CATARINA -Em uma iniciativa que visa promover e fortalecer a cidade como destino turístico de lazer e de eventos, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), recebeu na última semana um grupo de operadores nacionais de turismo, que conheceram os principais atrativos das áreas urbana, rural e náutica. Os profissionais visitaram as atrações que Joinville possui e que podem ser transformadas em produtos turísticos, ou seja, em pacotes completos que serão comercializados para o cliente final, o turista. (Foto: O grupo de operadores de turismo na abertura, no Ágora Tech Park )
“Temos muitos atrativos, porém ainda não transformados em produtos turístico. Por isso recebemos profissionais das maiores operadoras de turismo do Brasil e da América do Sul, incluindo passagens aéreas, hospedagem, transfer, ingressos, gastronomia etc.” explica a diretora executiva da Secult, Francine Olsen. A “fam trip” (viagem de familiarização), para públicos estratégicos, tem a parceria da Gol Linhas Aéreas e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), e teve início na quinta-feira (18/8), em um encontro no Ágora Tech Park. Em seguida, o grupo começou o roteiro com visita a locais emblemáticos como o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), Rua das Palmeiras, Memorial da Bicicleta, Catedral de Joinville, Parque Zoobotânico e o Mirante de Joinville. O roteiro cultural incluiu, ainda, uma experiência na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, e visitas ao Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado e Instituto Internacional Juarez Machado. Na área rural, os operadores conheceram a Estrada Bonita, visitaram propriedades como o Parque dos Hemerocallis e a Fazendinha Rancho Alegre, e saborearam delícias coloniais típicas da região. Para completar o circuito, a Baía Babitonga foi mais um destino, fazendo o passeio a bordo do Barco Príncipe até São Francisco do Sul. Segundo Conceição Junkes, responsável pelas políticas públicas da Secult, “os visitantes amaram o roteiro e a maioria ainda não tinha conhecimento do que viram!”.
Os operadores em visita a área rural, na Fazendinha Rancho Alegre
Força das parcerias
Capitaneada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a maior “fam trip” já realizada em Joinville, foi viabilizada com a participação de diversos parceiros do trade turístico que forneceram as passagens aéreas, restaurantes, além dos hotéis. “Pela primeira vez, recebemos um grupo tão expressivo de operadores para conhecer nossos atrativos e potencialidades, para transformar isso em venda para o consumidor final, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth. A “fam trip” teve a participação das operadoras CVC, Cativa, E-Htl, Tradetur, Flytour, Tereza Tour Operation, Agaxtur, Schulz, RCA, Oriente, Riva, BWT, Viajar Barato, Agaxtur, além de jornalistas da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET).
Restauração do Monumento ao Imigrante
Em 30 dias o imigrante atingido por vândalos receberá seu braço perdido
Enfim, o colono imigrante receberá seu braço de volta. Alguém muito sem noção teve a coragem de arrancar o braço da escultura que faz parte do Monumento ao Imigrante, criado pelo famoso artista joinvilense Friz Alt. “Ele foi um dos maiores escultores e o Monumento ao Imigrante é considerado sua obra-prima. A peça tem importância histórica, já que foi inaugurada em comemoração ao centenário de Joinville e artística, visto que é um trabalho muito bonito feito em bronze. É um dos principais monumentos de Joinville, por isso tem uma relevância para o patrimônio da cidade. “É um trabalho minucioso”, informa Edson Lima, escultor e restaurador da obra.
Destilaria criada por dois irmãos de Santa Catarina é premiada
Recentemente, aconteceu a 3ª edição do Los Angeles Spirits Awards, competição que visa premiar os melhores destilados produzidos em diferentes regiões do mundo. Durante dois dias, 16 jurados de diferentes nacionalidades, incluindo jornalistas do setor gastronômico, mixologistas e até mesmo donos de marcas de bebidas famosas, provaram centenas de destilados. Diversas empresas foram contempladas com medalhas de ouro, prata e bronze, como é o caso da destilaria Kalvelage, de Santa Catarina.
A empresa, fundada em 2012 pelos irmãos Maurício e Marcos Kalvelage, participou pela primeira vez da competição, e faturou medalha de bronze com sua Kalvelage Vibe. A vodka nacional se destaca por ser produzida com 100% cereais, além de ser leve, suave e versátil, ideal para ser utilizada na produção de drinks.
Vai ao México? Autorização eletrônica não vale mais
Brasileiros com viagem marcada para o México, após o dia 16 de setembro já deverão apresentar o visto de entrada estampado no passaporte. Nova medida, publicada no Diário Oficial do México no último dia 3, suprime o visto emitido pelo Sistema de Autorização Eletrônica (SAE).
Turismo tem alta de 12%
O turismo brasileiro deve movimentar, até o final de 2022, mais de R$ 68 bilhões, o que representa uma vantagem de 12,4% em relação ao ano passado, quando esse número foi de R$ 60,5 bilhões. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais. Embora o cenário seja de otimismo, o estudo mostra que o setor não conseguirá ainda recuperar as perdas obtidas com a pandemia. Em 2019, por exemplo, o potencial de consumo em viagens chegou a R$ 71,6 bilhões.
Volta ao Mundo
Nelci Seibel
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Comentários
Postar um comentário