Pular para o conteúdo principal

EMBRATUR, estados e munícipios traçam estratégias de promoção em feiras internacionais

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -- A Embratur reuniu nesta segunda-feira (1º/08), em Brasília, representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), para discutir estratégias para alavancar a promoção dos destinos brasileiros nas principais feiras internacionais de turismo.

 

No encontro, que contou com a participação dos presidentes da Embratur, Silvio Nascimento, do Fornatur, Fabrício Amaral( Foto) , e da Anseditur, Vanessa Leal, foram apresentadas propostas para ampliar a participação dos estados e municípios nestes eventos estratégicos para apresentar aos turistas e investidores estrangeiros as potencialidades do Brasil.

 

Somente no primeiro semestre, a Embratur contou com estande próprio em seis eventos: Fitur -- Madri, ANATO -- Colômbia, BTL -- Portugal, BIT -- Itália, IMEX -- Alemanha e Fiexpo -- Panamá. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R16,5 milhões e reuniram mais 36 coexpositores institucionais.

 

"Desde que os eventos voltaram, estamos intensificando nossa participação nas principais feiras internacionais para fomentar a atração de turistas estrangeiros para o Brasil e neste semestre já confirmamos presença em outros seis grandes eventos que devem reunir um número significativo de coexpositores institucionais", afirmou.


Próximos eventos

 

A Embratur participará da FIT América Latina, entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; a IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; a New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; a World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro, em Assunção, no Paraguai; e a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.

 

Para Fabrício Amaral, a parceria entre Embratur e o trade é fundamental para o desenvolvimento do turismo. "Esse canal de comunicação é importantíssimo para estreitar relacionamentos e, com isso, fortalecer o setor", destacou Fabrício. Já a presidente da Anseditur, Vanessa Leal, reforçou o trabalho da associação junto à Embratur. "Queremos mostrar o Brasil para o mundo e a Anseditur está trabalhando em parceria para viabilizar esse objetivo", lembrou Vanessa.

 

Ainda durante do encontro, Silvio Nascimento detalhou o trabalhado que vem sendo feito pela Embratur ao longo de 2022, que contempla a realização e campanhas publicitárias, roadshows em mercados estratégicos, press trips, entre outros. Para se ter uma ideia, a atuação da Agência já registra um incremento de mais de R48,5 milhões (US9,4 milhões) em pacotes de viagens ao Brasil e hospedagens no país, compradas em Agências de Viagens Online (OTA's, na sigla em inglês). Destaque também para ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um Retorno Sobre Investimento (ROI) da ordem de R7,7 milhões.

 

Capacitação



 

Ainda nesta segunda-feira, a Embratur e a Fornatur promoveram um encontro com representantes do trade turístico da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, para detalhar o trabalho que vem sendo realizado para promover esse destino no exterior.

 

Durante a oficina, realizada no auditório da Embratur, em Brasília, as gerências da Agência apresentaram as principais diretrizes para promoção dos destinos no exterior, como dados do turismo internacional com foco no segmento natureza, comportamento do turista e quais são os principais mercados que buscam destinos como a Chapada dos Veadeiros, além de uma análise de oportunidades e potencialidades, e a importância de participar de feiras internacionais.

 

"Hoje, sabemos da relevância de um destino como a Chapada e precisamos encontrar mecanismos para promover ainda mais suas maravilhas para os mercados estrangeiros", afirmou a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira ( Foto acima ), que presidiu a capacitação.

 

De acordo com o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, a Chapada dos Veadeiros é um destino no Cerrado que encanta os estrangeiros e, portanto, o encontro promovido pela Embratur é estratégico para ampliar a atração de turistas estrangeiros para a região. "Precisamos intensificar destinos como o da Chapada para os mercados estrangeiros, por seu potencial e beleza. A Fornatur estará sempre alinhada com a Embratur para divulgar os melhores destinos", enfatizou Amaral.

 

O evento, realizado na sede da Embratur, em Brasília, contou com a participação da secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Colinas do Sul, Daiane da Silva Moreira, João Bittencourt Lino, Secretário de turismo de Cavalcante, Geraldo Hermes Bertelli, Secretário de Turismo de São João da Aliança, Fernando Couto, Secretário de Turismo de Alto Paraíso, Jorge Costa, Secretaria de Turismo de Teresina de Goiás, Atais Aline, Gerente de Turismo de Colinas do Sul, Weverson Paulino, Empresário de Cavalcante e Ion David da empresa Travessia Ecoturismo.

 

Também participaram da reunião pela Embratur, a gerente de Relações Institucionais, Adriana Lucena, o gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, André Reis, o coordenador especial de Turismo Naútico, Gentil Venâncio, o coordenador de Eventos, André Zottich, e o assessor do presidente, Rafael Luisi.



Fotos: Divulgação

Fonte: Imprensa EMBRATUR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.