Pular para o conteúdo principal

Construção de novos empreendimentos sinaliza recuperação do setor hoteleiro no Brasil

 

 BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Recentemente, um relatório do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) mostrou que até 2026 o Brasil deverá contar com cerca de 124 novos hotéis que, juntos, somarão R$ 5,3 bilhões em investimentos, que devem resultar na oferta de 18 mil novos quartos. Os dados avaliados pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) trazem à tona a plena recuperação do setor e uma projeção positiva para o futuro.

 

Ao todo, serão 18.806 novas unidades habitacionais, sendo 73% localizadas no Sul e Sudeste. São Paulo lidera o ranking de novas unidades em construção, com 41 e de novos quartos de hotéis, com 6.936. Os números evidenciam que o setor voltou a crescer e investir na qualidade e necessidades do setor.

 

O levantamento mostrou ainda que o segmento de luxo está em destaque no panorama de novos investimentos com 33% do total de investimentos previstos no setor de hotelaria no país. Já o segmento econômico e supereconômico é responsável por 38% dos novos investimentos.

 

"É hora de investir e o momento certo para os empresários voltarem a acreditar na hotelaria do nosso país. Os investidores seguem confiantes no potencial de recuperação do setor no médio prazo, o que justifica a criação de novas unidades habitacionais e quartos de hotéis", comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. ( Foto: Divulgação).

 

Uma outra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o agregado das atividades turísticas cresceu 50,2% no acumulado do ano. Já as receitas nominais tiveram um crescimento de 60,7% na comparação com os doze meses anteriores. De acordo com os dados, o segmento do turismo encontra-se apenas 0,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

 

"O setor hoteleiro foi um dos mais afetados pelas restrições decorrentes da pandemia de Covid-19 no mundo todo, mas seguimos em avanço e plena recuperação. Até o final do ano, acredito que o setor conseguirá normalizar os patamares de antes da crise sanitária", finaliza Sampaio.

 

Sobre a FBHA 


A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

 

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FBHA

Aline Ramos (98109-1265) / Flávio Resende (99216-9188)

E-mail:atendimento1@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.