Pular para o conteúdo principal

FBHA comemora recuperação do setor de alimentação fora do lar

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL  – Recentemente, dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostraram que em abril houve um aumento nas vendas do setor de quase 75% no comparativo anual. O setor de alimentação fora do lar, representado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), celebrou a retomada.

 

Os dados apontam importante retomada do setor que abrange restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, e que desde 2019 passou por drásticas mudanças por conta da chegada do coronavírus ao país. A maioria dos segmentos – independente da área de atuação – tiveram que adotar medidas de prevenção para que pudessem manter as suas atividades.

 

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, comenta que o setor de alimentação foi um dos mais afetados pela crise sanitária e que empresários do ramo precisaram se adaptar à nova realidade, enfrentando perdas progressivas apesar de todas as ações realizadas para evitar fechamentos.

 

"Estima-se que quase cem mil restaurantes, bares e similares interromperam suas atividades definitivamente devido à ausência de clientes, provocada, especialmente, pela diminuição de circulação de pessoas nas ruas durante os períodos de maior contaminação. Portanto, essa recuperação em 2022 não somente é esperada como celebrada por todo o setor", comemora Sampaio.

 

A pesquisa mostra, ainda, que com crescimento nas vendas, no número de transações e no tíquete médio, o setor se aproxima dos níveis pré-pandemia. As vendas em abril tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, a expansão é de 48,6%. O número de lojas também aumentou quase 3%, passando de 7.883 para 8.110 estabelecimentos. Esse crescimento demonstra que, além da expansão do setor, houve impacto na geração de empregos, injetando dinheiro na economia.

 

Sobre a FBHA


A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

 

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.


Alexandre Sampaio - Foto divulgação

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FBHA

Proativa Comunicação

Contatos: Aline Ramos (98109-1265) / Flávio Resende (99216-9188)

E-mail:atendimento1@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br


 

 

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.