Pular para o conteúdo principal

Padre Toledo, restaurante mais antigo de Tiradentes comemora 52 anos

 


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - A cidade de Tiradentes conhecida pelas suas construções barroca, igrejas e casarões centenários, as ruas com o charme de uma cidade voltada para a cultura, gastronomia, arte e turismo, localizada a 180 Km de Belo Horizonte, tem entre suas atrações, o restaurante Padre Toledo, aberto em 1970, em um casarão antigo datado de 1722, que comemora neste mês de julho, 52 anos de funcionamento ininterruptos, sempre priorizando a cozinha mineira clássica.


O Padre Toledo fica na tradicional rua Direita


“É uma felicidade estarmos aqui comemorando tantos anos dessa casa emblemática para Tiradentes e Minas. Buscamos sempre valorizar a cozinha mineira, utilizando produtos típicos, aquecendo almas e corações, através das receitas de nossa família”, fala Geraldo Fonseca, a frente do restaurante.


 O restaurante sempre funcionou na Rua Direita. No cardápio, pratos como Tutu de feijão, Feijão tropeiro, Frango com Quiabo, Frango ao molho pardo (praticamente o único em Tiradentes hoje), Frango com Ora-pro-nóbis e as receitas exclusivas de frango à moda da cozinheira e o Filet à parmegiana, que mesmo fugindo da comida mineira, é destaque na casa pela exclusividade do molho de vinho. Em 2020, novos pratos foram incorporados ao cardápio. São eles: Entradas novas como Costelinha com redução de rapadura e farofa crocante, uma releitura do tradicional frango com Ora-pro-nóbis: risoto de frango com ora-pro-nóbis e a sobremesa Maríilia e Dirceu, em homenagem ao casal mais famoso de inconfidentes.   Aliás, uma peculiaridade: diz a lenda que ora-pro-nóbis era o prato preferido do Padre Toledo. Tem também os risotos: de queijo artesanal com filet mignon e o de canjiquinha.

 

O restaurante surgiu em 1970, ano em que Dona Josefina, uma cozinheira mineira de mão cheia, que já fazia bolos e buffets, apostou no sonho de ter um restaurante voltado para o turismo, mesmo em uma época em que o turismo em Tiradentes era muito incipiente. A partir do sucesso do negócio, junto com o marido, Sr. Cota e os 4 filhos, iniciou os empreendimentos da família, focados na cozinha: padaria, que hoje dedica-se principalmente às quitandas mineiras tradicionais, a pousada e a fazenda, que fornece alguns insumos e a Cachaça Padre Toledo ao restaurante.

Atualmente a terceira geração, Fernanda, Paula e Luiz Neto gerenciam o restaurante junto com o pai, Sr. Geraldo Fonseca, “É um negócio familiar que passa de geração a geração, somos a 3ª já. A paixão pela gastronomia e empreendedorismo vem de família, e é muito orgulho a gente poder levar esse nome conosco”, fala Luiz Fonseca Neto.


O restaurante localizado no centro de Tiradentes, entre os casarões centenários 



O nome do restaurante é uma homenagem ao pai da Inconfidência Mineira, o Padre Toledo, que realizou a primeira reunião do movimento na sua casa, em Tiradentes, durante o batizado da filha de Barbara Heliodora e Alvarenga Peixoto. Estiveram presentes neste evento, que foi regado a muita comida boa, Hipolita Jacinta, Vitoriano Veloso, Tomas Antônio Gonzaga dentre outros.


A tradicional culinária mineira com receitas especiais



A cozinha do Restaurante Padre Toledo é também cheia de história e saudade, Ilda e Pelé (in memoriam), se tornaram da família ao estarem desde o início, durante 50 anos no restaurante, sendo cocriadores de algumas das principais receitas. E nos últimos 15 anos, o Sr. Tião e Carlos continuam firmes na perpetuação do legado construído por eles e Dona Josefina.

 Atualmente, a cozinha, é liderada pela chef Fernanda Fonseca, natural de Tiradentes, nasceu e cresceu em meio às panelas do Restaurante Padre Toledo, herdando do pai e da avó o dom de cozinhar e as receitas de família. Estudou turismo e gastronomia, fez cursos e estágio na França, onde morou por quase 3 anos. Especializou em Cozinha Mineira, sendo a valorização de ingredientes mineiros e a memória afetiva, os pilares de seu trabalho. 

 

 



 Um evento aberto ao público ,será realizado no restaurante, no dia 15 de julho, a partir das 20 30horas. “Teremos um cardápio especial do dia, com chefs convidados, sendo todas mulheres, em homenagem a minha avó, Dona Josefina, que deu início a tudo isso, e estará presente”, explica Paula Fonseca. As chefs convidadas serão Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha e Valdelícia da Krug Bier, que irão batizar um prato especial para o evento: O Hipólita Jacinta, em homenagem a mulher e presença fundamental no movimento da inconfidência mineira.

O evento também marca o início da parceria com a Krug Bier, que aliás, o prato será elaborado com cerveja da Krug Bier e feito em 6 mãos. Informações: (31) 99959 1183 @restaurantepadretoledo 


Coluna Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

 Informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br

 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.