Pular para o conteúdo principal

FESTURIS puxa recuperação do turismo e registra crescimento de 30% na comparação com 2019

 

 

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Mesmo cinco meses antes da sua 34a edição, que acontece de 3 a 6 de novembro, o Festuris Gramado vem registrando números históricos na comparação com suas maiores edições. A feira de negócios turísticos está inclusive expandindo sua área de exposição dentro dos pavilhões do Serra Park para atender a crescente demanda do mercado. A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019 - última edição antes da pandemia -, podendo ser a maior edição de todos os tempos do evento.

 

De acordo com os organizadores, o volume atual de vendas para exposição no Festuris deve ser comemorado e indica a recuperação da cadeia do turismo após dois anos de incertezas e um impacto devastador no setor. Nas duas últimas edições, a feira não parou e se adaptou às restrições impostas pela pandemia. O Festuris foi a primeira feira de turismo a ser realizada na América Latina durante a pandemia, servindo de modelo para outras feiras e eventos. Em 2022, o mercado vem reagindo fortemente.

 

"A demanda está muito alta, tanto que estamos ampliando a feira para ter novos locais de vendas que hoje não existem. Marcas importantes que não participaram das últimas edições estão retornando para a feira de modo geral, incluindo companhias aéreas, destinos internacionais e outras marcas do turismo brasileiro ", destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello. 

 

Enquanto o turismo internacional ainda retoma em ritmo mais leve, o reaquecimento do mercado brasileiro é puxado pelo turismo interno. Entre os expositores confirmados no Festuris até o momento, nota-se o surgimento de novos destinos que buscam promover suas belezas e atrativos ao trade. 

 

Com a maioria das fronteiras fechadas durante a pandemia, conhecer o Brasil se tornou a opção de muitos brasileiros, despertando também a vocação turística em municípios e regiões até então desconhecidas pelos viajantes. Neste contexto, uma das principais formas de promoção e relacionamento continua sendo a participação em feiras e eventos presenciais.

 

"Quem pregou que feiras presenciais iriam acabar estava muito enganado. O ser humano vai levar muitas gerações para se robotizar. Se as tecnologias favorecem o trabalho, existe uma tendência muito grande para as pessoas se reaproximarem, maior do que tinha antes. A tendência é que tenhamos muitos eventos daqui pra frente e o crescimento das feiras que possuem um formato diferenciado", projeta a CEO do Festuris, Marta Rossi.

 

Aposta em experiências e networking qualificado




Diante do crescimento da feira neste ano, a ampliação também se dará no sentido de reposicionar alguns segmentos, a exemplo do Espaço Luxury, que estará em uma área maior e ampliará também a presença de buyers e expositores de diferentes procedências. Além disso, layouts estão sendo repaginados, trazendo estilos de espaços adaptados à nova economia. 

 

Em paralelo a isso, a aposta do Festuris será em mais experiências dentro da feira, networking qualificado entre os participantes e conteúdo através de mentorias e capacitações, além de mais uma edição do Meeting Festuris, evento que acontece nas manhãs do evento.

 

"Hoje os eventos não podem acontecer apenas para buscar informações e fortalecer o relacionamento, mas sim para poder ter experiências e vivências relacionadas aos destinos e produtos que estão sendo apresentados. Nesse ponto, provocamos inclusive que os expositores se apresentem de uma forma diferente explorando a criatividade", sugere Zorzanello.

 

Sustentabilidade e Pluralidade

 

As pautas da sustentabilidade e da pluralidade integram a essência do Festuris há muito tempo. A propagação dessas práticas e conceitos acontece principalmente através de dois espaços segmentados, o Green Experience e o LGBT+. Além disso, a feira realiza ações efetivas e desempenha um importante papel de levar conteúdo ao trade por meio do Meeting Festuris

 

"Muito antes deste assunto virar moda, o Festuris já era plural e sustentável. E isso faz com que o evento provoque o engajamento de todo o setor. Fomos precursores enquanto turismo e agora estamos estimulando para que o nosso expositor se preocupe com o aspecto criativo. O estande não precisa ser o mais bonito, mas o mais criativo e o mais sustentável. Nós estamos puxando a fila, agora as marcas e destinos precisam aderir a essa cultura", reforça Marta Rossi.

 

Sobre o Festuris

 

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34a edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Wedding. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com

 

Fotos: Divulgação

Gustavo Bauer

Assessor de Imprensa

(54) 3286-3313 | (54) 99187-8585

comunicacao@festurisgramado.com.br

www.festurisgramado.com

Rua Garibaldi, 308 - Sl. 201 - Gramado/RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.