Pular para o conteúdo principal

Com apoio do MTur, ferramenta de coleta de dados auxilia turismo nas cidades brasileiras

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - “Eu estou muito feliz em ver essa percepção do turista em relação aos serviços turísticos de Piranhas”. Esta foi a reação do secretário de Turismo de Piranhas (AL), Eduardo Clemente, ao fim da utilização do “Smart Survey”, plataforma que realiza pesquisa de Demanda Turística de forma totalmente eletrônica. A cidade alagoana foi uma das selecionadas no ano passado para utilizar o sistema de forma gratuita e obteve resultados positivos sobre a aprovação do turista aos atrativos e atividades turísticas do município.

 

“O resultado geral para a gente foi muito bom. A nota máxima é 5 e, na média geral, a gente ficou com 4.4 dentre todos os itens: segurança, informações turísticas, produto, hotelaria, alimentação. Fiquei muito feliz mesmo e vamos continuar sim, porque essas métricas são muito importantes para a tomada de decisão”, finalizou o secretário Eduardo Clemente.

 

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, a gestão do setor só é efetiva com a correta utilização de dados coletados junto aos visitantes. “A oferta desta plataforma foi um importante meio para mostrar aos municípios brasileiros a necessidade da utilização de dados para o desenvolvimento do nosso setor. Precisamos continuar com essa rotina e ampliar as fronteiras da tecnologia para outros municípios brasileiros, contribuindo para a captação da realidade local e, consequentemente, o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva, que movimenta mais de 52 atividades em todo o país”, pontuou.

 

Ao todo, cerca de 80 destinos, de Norte a Sul do país, participaram da primeira seleção que permitiu a transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo o custo e fornecendo resultados em tempo real para os órgãos gerenciais de turismo.

 

Para a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, a proposta é ampliar o uso para outros destinos. “A ideia é conseguir trazer sempre mais cidades para utilizar a pesquisa de demanda, independente se é a nossa ou não. O acesso a dados é fundamental para a gente conseguir profissionalizar o turismo”, disse.

 

Em mais uma rodada para a utilização gratuita da plataforma, a Smart Tour Brasil acaba de selecionar outros 4 municípios brasileiros. São eles: Bragança (PA), Arraial do Cabo (RJ), Maragogi (AL) e Nova Petrópolis (RS). Agora, esses terão à disposição durante seis meses esta ferramenta, 100% digital, de captação de dados do setor que contribuirá para o turismo dessas cidades.

 

SMART TOUR


 A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Além do reconhecimento no Prêmio Nacional do Turismo, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua - primeiro polo global de inovação em turismo -, que consagrou iniciativas destinadas à retomada do setor.

 

A empresa também foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado no ano passado pela OMT.

 

Foto: Sistema será implementado em mais 4 municípios. Crédito: Arquivo Pessoal

 

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.