Pular para o conteúdo principal

Gramadozoo trata quatro filhotes de gambá órfãos



GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL -O Gramadozoo continua mantendo os atendimentos emergenciais de animais silvestres. Apesar de todas as dificuldades impostas pelo fechamento do parque na pandemia, o zoo recebeu oito filhotes de gambás órfãos nesta terça-feira, dia 20. Os animais foram resgatados em Nova Petrópolis e encaminhados ao parque com autorização do Setor de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Com a área de emergência lotada, o parque não recebe nenhum auxílio público ou incentivo fiscal e custeia todas as despesas com o tratamento dos animais.

 

Os filhotes estão recebendo cuidados especiais da equipe do zoo. Além de área aquecida, os animais recebem alimentação adequada e monitoramento veterinário. Conforme a bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica do Gramadozoo, foram resgatados oito filhotes, mas quatro estavam bastante debilitados e não resistiram. "Tentamos salvar todos que recebemos, mas nem todos alcançam a idade adulta", revela.

 

Segundo a bióloga, a mãe dos animais foi encontrada morta. Tatiane explica que os gambás são marsupiais: a fêmea carrega os filhotes na bolsa marsúpio, como ocorre com os cangurus. "Não sabemos as causas da morte da mãe. No entanto, quando a mãe acaba sendo vítima fatal de atropelamento, por exemplo, os filhotes saem da bolsa. É comum encontrar fêmeas mortas e os filhotes no chão ao redor da mãe", lamenta.

 

Caso os filhotes apresentem bom desenvolvimento, devem ser reintroduzidos na natureza. "Quando recebemos algum animal para atendimento de urgência, nossa prioridade é a reabilitação para que possa viver em vida livre", diz.

 

Apesar do preconceito dos seres humanos, Tatiane reforça a importância da espécie para o ecossistema. "Todo animal tem uma função. No caso dos gambás, eles comem pequenos animais e frutos. Além de dispersores de sementes, se alimentam de répteis, incluindo serpentes, de carrapatos e de escorpiões. Fazem o controle desses animais. Infelizmente, muita gente tem preconceito contra a espécie", pondera.

 

 

Halder Ramos

Jornalista | Assessor de Comunicação

Fone:  (54) 99608.4545

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.