BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - As inscrições começam na
próxima terça-feira (05/11) e vão até o dia 13/12. Processo faz parte de acordo
entre os dois países. O Ministério do Turismo divulgou, nesta sexta-feira
(01/11), uma chamada pública para o credenciamento de agências de viagens
interessadas em recepcionar turistas chineses no País. O processo de seleção é
uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham
autorização para receber turistas do país asiático. As inscrições começam na
próxima terça-feira (05/11) e vão até o dia 13 de dezembro.
Para concorrer ao processo,
as agências deverão estar regularizadas junto ao Cadastro nacional do MTur que
reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (CadasTur).
Entre as exigências para habilitação estão: a regularização junto ao CADASTUR,
a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o
aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital. No Brasil, o Ministério
do Turismo é o único órgão responsável por esta seleção e somente empresas
autorizadas pela órgão poderão atender turistas chineses. Só em 2018, 59
agências de turismo e receptivos foram habilitadas.
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De acordo com o ministro do
Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a China tem se tornado um importante parceiro
do Brasil no setor. “O turista chinês é
o que mais viaja pelo mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo. Diante
disso, precisamos aprimorar os nossos serviços para despertar cada vez mais o
interesse deles pelo destino Brasil, e essa chamada pública vem para isso, para
tornar a experiência desses visitantes inesquecível”, enfatizou.
Após a avaliação pelo
Ministério do Turismo, o resultado será publicado no dia 20 de dezembro, no
Diário Oficial da União (DOU) e no site Turismo.gov.br.
Cooperação
Em setembro de 2017, a China
firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um
prazo de validade de cinco anos às autorizações de turismo, permitindo
múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros
90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º
de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.
Já em maio de 2018, o governo
brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país,
acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados,
que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil. O MTur atua junto a outros
países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região, a
exemplo do trabalho conjunto com a Argentina pela promoção das Cataratas do
Iguaçu.
FONTE: MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL
imprensa@turismo.gov.br
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