BRASÍLIA/DISTRITO
FEDERAL - BRASIL - Grupo composto por representantes do Instituto e das
secretarias de turismo do DF, PE, RJ e SC inicia tratativas para divulgação
conjunta do país em feiras do exterior. (Legenda da foto acima: Presidenta da Embratur Gilson Machado Neto)
Otimizar a promoção turística do Brasil como
destino turístico, aperfeiçoar a estratégia de atuação e garantir a economicidade.
Esse é o objetivo da parceria inédita entre a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de
Turismo) e as secretarias de Turismo do Distrito Federal, Pernambuco, Rio de
Janeiro e Santa Catarina. O grupo será responsável por traçar estratégia de
divulgação conjunta do país em feiras internacionais de turismo. A decisão foi
acertada na manhã desta quinta-feira (5), após a solenidade alusiva à Semana da
Pátria no Instituto.
Idéia do
Presidente da EMBRATUR
De
acordo com o presidente da EMBRATUR, Gilson Machado Neto, a idéia é que sejam
estudadas formas de o Brasil ser unicamente apresentado pela sua diversidade,
com as especificidades de cada estado integrante. “Quanto maior o apoio, melhor
será a integração e a visibilidade dos produtos brasileiros no exterior. Além
disso, haverá menos custos, seguindo a orientação da Presidência da República
de economicidade”, comentou.
Segundo o diretor de Marketing e Relações
Públicas do Instituto, Osvaldo Matos de Melo Júnior, “a EMBRATUR está de portas
abertas para que mais estados e representantes do trade turístico brasileiro
façam parte dessa ação conjunta”. O diretor reafirmou o posicionamento do
presidente Gilson Machado Neto na questão de economizar para todos os
representantes: “A Embratur disponibilizará suas agências de comunicação
responsáveis pela divulgação nos países estratégicos, a sua expertise em
promoção e os estados com suas vivências e seus produtos turísticos. Tenho
certeza que será uma grande atuação, com muito menos gastos para todos”,
informou Osvaldo Matos.
Novo modelo
O novo modelo de atuação nas feiras
internacionais ainda será analisado. A idéia inicial é de que haja um espaço
maior que os estandes atuais do Instituto e que tenham lugares destinados a
diferentes atividades, como rodada de negócios, palestras, capacitações
apresentações de campanhas e atrativos de experiências sensoriais. Para o
secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, a
fundamentação é muito simples: “A união faz a força. Este trabalho que será
desenvolvido integralmente fará com que a presença do Brasil em certames
internacionais seja muito mais visível. Estou bastante animado com essa nova
força que o turismo brasileiro tende a ganhar”, disse.
Destaque da
Presidente da SANTUR
Já a presidente da SANTUR (Agência de
Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Flavia Didomenico, destacou o
potencial turístico do estado e a intenção de fortalecimento do Brasil no
mercado nacional e internacional. “Em nome do governador de Santa Catarina, me
coloco à disposição para alinhamento com a EMBRATUR e Ministério do Turismo.
Entendemos que, pela diversidade e o tamanho do Brasil, temos que nos unir para
mostrar o país em sua totalidade e Santa Catarina tem produtos inovadores,
especiais e de caráter internacional que merecem esse reconhecimento. Este é um
momento de integração”, afirmou Flávia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA EMBRATUR
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