Pular para o conteúdo principal

Se realiza no EXPOGRAMADO o II Fórum de Estudos Turísticos de 9 a 11 de maio


GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Ratificando o objetivo de ser uma referência em turismo sustentável no Brasil, inicia nesta quinta-feira ( 9), a segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. O evento propõe ao longo de seus três dias de duração - 9 à 11 de maio - um debate sobre os aspectos da evolução do turismo e é direcionado para gestores públicos, profissionais e estudantes.


Na primeira edição em 2018, o evento reuniu 662 pessoas de 18 estados e agora será realizado em um local maior, o Centro de Eventos do EXPOGRAMADO, palco de alguns dos mais importantes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado. Vale lembrar que durante o evento, os participantes poderão conferir no mesmo espaço, a Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado.  

Abertura

A solenidade de abertura acontece às 20h e na sequência, às 22h, aproveitando o clima da Festa da Colônia, será oferecido na abertura oficial um coquetel inspirado nas origens de Gramado pelo Curso de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário da região das Hortênsias, apresentando receitas tradicionais da colonização alemã e italiana , dando vida à tradição e celebrando a cultura gastronômica enraizada no município.

Debates e palestras

Na sexta e no sábado, 10 e 11 de maio, respectivamente, acontecem os debates e palestras, divididos em eixos temáticos e proporções ainda maiores que na primeira edição. Serão discutidos e analisados temas de grande relevância como: política externa do Mercosul; como preparar o país para a inteligência artificial; identificação de nichos de mercado nos destinos para identificar a economia turística; a força do turismo religioso e místico; a experiência das autarquias; entretenimento como produto; mobilidade urbana e sustentável.

Palestrantes

Entre os palestrantes, Michel Lemieux, criador dos espetáculos Cirque du Soleil e Cité Mèmoire;  a portuguesa Dra. Lília Ana Águas, membra da Direção da Associação Rota da Bairrada em Portugal;  Silvonei José, Doutor em Comunicação e a voz do Papa no Brasil, falando sobre turismo religioso; Alain Baldacci, presidente do SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas e do Parque Aquático Wet’n Wild (SP); Andrea Canona, advogada especialista em causas imigratórias dos Estados Unidos; Ivane Fávero, presidente da AENOTUR – Associação Internacional de ENOTURISMO;

Valdir Steglich, presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; Jennifer Sily Heslin, advogada especialista em aquisições e alienações e imóveis residenciais e comerciais; In Hsieh, empreendedor e CEO da China Brazil Internet Promotion Agency; Noreh Michalski, ex-presidente da Festa da Colônia e engenheiro de obras turísticas de Gramado; Regina Vanderlinde,  primeira brasileira presidente da Organização Nacional da Vinha e do Vinho (OIV); 

Marcus Rossi, CEO da Summit Hub; Edson Néspolo, presidente da Gramadotur;  Jéferson Leonardo, consultor, facilitador e conferencista, além do chileno Ramón Bahamonde Cea, prefeito da cidade de Puerto Varas. Vale lembrar que a cidade do Chile quer replicar o modelo de promoção e treinamento de turismo de Gramado e a iniciativa surgiu após a participação no evento.

Realização

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades.

 Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

Foto: Rafael Cavalli

MAIS INFORMAÇÕES:
www.forumgramado.com.br
Adriano Frauches - Reg. 8170
Tel: (51) 3346.4099 / 9 9953.3762

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.