BRASÍLIA/DISTRITO
FEDERAL – BRASIL - A presidente da
EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) Teté Bezerra recebeu, na tarde da segunda-feira
(18), uma comitiva do FORNATUR (Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de
Turismo) para estreitar laços entre os órgãos e apresentar ações na Copa do
Mundo da Rússia, além de dar prosseguimento ao diálogo para buscar ações em
conjunto para atrair mais turistas internacionais para o Brasil.
(Foto acima: Presidente
da EMBRATUR recebe Secretários Estaduais de Turismo, em Brasília)
Segundo Teté Bezerra, é importante o Governo
federal estar próximo das estancias estaduais e municipais e conhecer as
demandas e necessidades dos entes da federação para auxiliar no planejamento
das ações do instituto na promoção internacional do destino Brasil. “Essa
sinergia com o fórum é benéfica, pois temos interesses em comum, entre eles, o
fortalecimento do turismo internacional nos estados brasileiros”, disse.
Apresentação das ações de futuro
O diretor de marketing da EMBRATUR, Walter
Vasconcelos apresentou aos secretários estaduais de turismo presentes na
reunião, um resumo das ações que o instituto promoverá na Rússia, durante a
Copa do Mundo, que inclui o lançamento da campanha Happy By Nature (Felizes Por
Natureza).
Para ele, as críticas e sugestões dos
secretários são importantes, pois a troca de informações auxilia a Embratur no
posicionamento da promoção no exterior. Ele destaca a necessidade de
modernização do instituto com objetivo de desburocratizar processos e obter
mais recursos. “Esse diálogo franco com os gestores públicos do turismo é
positivo. O objetivo de todos é vender o turismo brasileiro no exterior e gerar
mais empregos e renda. A mudança no modelo de gestão da Embratur é necessária
para o aumento de competitividade e do investimento em promoção internacional”,
lembra.
Apoio a EMBRATUR
O
presidente do FORNATUR e Secretário de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais
afirmou que o fórum apoia a aprovação do PL 2724/2015 que transforma e EMBRATUR
em agência e pode potencializar o orçamento para promover o Brasil no exterior.
“O produto turístico brasileiro precisa de segmentação e posicionamento claro,
como outros países fazem. Temos um produto turístico continental e precisamos
de investimentos que correspondam a nossa realidade”, afirmou.
Presente
no encontro, o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da EMBRATUR,
Gilson Lira considera essencial essa relação próxima com o FORNATUR e sugeriu
que sejam agendadas reuniões similares frequentemente.
Assessoria de Comunicação
da EMBRATUR
(61) 2023-8529/8528
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