Pular para o conteúdo principal

Uruguai: Cultura “3 em 1” em Montevidéu


MONTEVIDEO/URUGUAY - Extraordinária obra acontece no teatro mais importante da capital uruguaia e conta a vida de uma das transgressoras mais polêmicas do modernismo uruguaio levantando embates entre valor e moral.
Se estiver em Montevidéu após o dia 10 de maio, a pedida é assistir a obra de teatro “Ella sobre Ella”, que estreia na Sala Zavala Muniza, no Teatro Solís - o mais famoso do país. Além de chamar muita atenção por acontecer num ponto turístico conhecidíssimo, a obra aborda a vida de uma mulher transgressora para sua época, Carlota Ferreira, que foi retratada e amante do famoso pintor uruguaio Juan Manuel Blanes. 
Conhecimento e Cultura
Essa dica é um verdadeiro 3 em 1 de conhecimento e cultura uruguaios. Conferir por dentro a grandiosa beleza do teatro Solís. Um dos mais importantes da América do Sul, que recebe obras e espetáculos de renome internacional desde sua inauguração em 25 de agosto de 1856, com a ópera “Ernani” do compositor italiano Giuseppe Verdi.
Aprender sobre um dos pintores mais importantes do país, que dedicou sua vida à arte, pintando momentos históricos do país. Conhecido “como pintor da pátria”, Juan Manuel Blanes, nasceu em oito de junho de 1830, teve três filhos, casou-se duas vezes e foi amante de Carlota, personagem central da obra em exibição na capital uruguaia.
Além de conhecer a história de uma mulher transgressora, que em sua época, enfrentava sociedade e realmente exercia o livre arbítrio, vista na época como pecadora hoje heroína, por sua coragem e amor próprio. Porque dialogar com o passado é a melhor maneira de conhecer o presente e nos localizar em um contexto social, cultural e político.
Exibições
A peça será exibida em oito seções entre o dia 10 e 20 de maio e traz ao público a reflexão sobre valores versus moral, as dificuldades em ser livre diante de uma sociedade cheia de preconceitos e as morais impostas. A obra quer conscientizar os visitantes da importância em debater o tema, ainda polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um. A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e debate. Além disso, o turista pode visitar o Museu de Belas Artes Juan Manuel Blanes e embarcar um pouco mais na vida e obra do pintor.
Luta pela igualdade de sexo

Há anos o Uruguai vem trabalhando duro pela igualdade de gênero. Nesse sentido, o país desenvolve várias políticas que abordam essa questão e buscam equalizar os direitos e oportunidades para mulheres e homens, é um compromisso do Estado, assumido em todos os níveis de governo. Portanto, a obra é um assunto mais que interessante para quem estiver por lá.

TEATRO SOLÍS: 
Obra: Ella sobre Ella Preço: R$ 43 
(aproximadamente em reais – valor em peso uruguaio $350)
Endereço:  Reconquista s/n esq. Bartolomé Mitre
Tels. (+598) 1950.3323 - 1950.3325
Dias: 10,11,12,13 – 17,18,19 e 20 de maio, às 20:30.

MUSEO BLANES
Avenida Millán 4015 – Montevidéu – Uruguai
Entrada gratuita - Teléfono: (+598) 23362248
Fotografia teatro Solís – Crédito Aguaclara
Fernanda Bertin



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.