Pular para o conteúdo principal

Ministro de Turismo fez defesa enfática da transformação da EMBRATUR



BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL –BRASILIA - O Ministro do Turismo, Marx Beltrão, fez defesa enfática do projeto de transformação da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) em agência, que está para ser votado pela Câmara dos Deputados. No seminário “Mais turismo, emprego e renda para o país”, promovido pelo jornal O Globo, na terça-feira (27), no Rio de Janeiro, Beltrão foi categórico: “a EMBRATUR tem que se modernizar para enfrentar a concorrência internacional ”.  (Legenda da foto acima: Vinicius Lummertz, Ministro Marx Beltrão, mediadora do debate Sílvia, dep. Herculano Passos e Marcos Ferraz).-


Nada mais justo que contar com recursos que hoje estão alocados no SEBRAE, já que 90% das empresas que atuam no setor turístico são pequenas e médias empresas.
Para o ministro Marx Beltrão, o turismo deve ser defendido como atividade econômica, para gerar empregos e produzir riquezas para o Brasil. “O Instituto precisa de recursos para investir em promoção internacional. E, com esse formato sugerido no PL 2724/2015, ainda vão ser realocados recursos do Ministério para aplicar na promoção do turismo interno”, destacou.
A burocracia e o ambiente de negócios desfavorável do País são hoje entraves maiores para o turismo do que a imagem do Brasil no exterior, mesmo em tempos em que a violência no Rio de Janeiro se destaca no noticiário. Essa é a avaliação do presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz, que defende a aprovação no Congresso do projeto de lei.

Disse o Presidente da EMBRATUR


Presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz

“É preciso acabar com os entraves no setor turístico do Brasil. Se conseguirmos investir no turismo, mesmo nesta situação, conseguimos trazer mais turistas, e conseguir investir nas mudanças necessárias”, disse o presidente da EMBRATUR. “O modelo que estamos sugerindo é o mesmo que já foi sucesso com o SEBRAE, sucesso com a Apex e será sucesso com a EMBRATUR. Já fui do SEBRAE por 15 anos e, lá atrás, concordamos com a criação da Apex, que era uma gerência nossa. Por que tem gente que agora é contra? Nossa informalidade esconde uma dificuldade em mudar. Nós vemos que em cada ponto há sempre uma barreira. Cada pedaço, há  alguém que não concorde. Uma incrustação de uma disputa”, indagou o presidente no seminário.

De acordo com Lummertz, em fevereiro, já houve a primeira medida que deverá aumentar o fluxo turístico no País, que é a da adoção dos vistos eletrônicos para visitantes estrangeiros. “Aumentou em 80% a emissão de vistos para americanos. No Japão, o interesse cresceu 35%; Canadá, 23%, e Austrália, 64%. Isso mostra como a facilitação traz resultados rápidos”, informou.

O painel, que teve como palestrante o ministro do Turismo, Marx Beltrão, contou com a participação de Vinicius Lummertz, presidente da EMBRATUR; Marcos Ferraz, presidente da CLIA ABREMAR; deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo. 

Assessoria de Comunicação da EMBRATURwww.embratur. gov.br  - www.twitter.com.embraturnews   www.facebook.com.embraturbrasil  - (61) 2023-8529/8528



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.