Pular para o conteúdo principal

Lembranças de Carnaval por José Carlos Araújo




FORTALEZA/CEARÁ – BRASIL - Já há alguns dias atrás, estamos vivenciando o Carnaval.. De modo geral, principalmente nas grandes capitais, a festa momina corre com efervescência, os brincantes, já com suas fantasias muitas exóticas, descontraidamente esquecem o dia a dia comum e se divertem à vontade.


Nestes tempos chamados modernos, será que os brincantes sabem quais as origens, a razão de ser do Carnaval?.  A evolução da festa?.  Sem desejar dar lições, apenas aqui algumas lembranças.  A folguedo é antiquíssimo. Gregos e romanos, à sua maneira, já celebravam festins ligados sempre aos seus deuses. O que temos conhecimento é que, segundo consta, a palavra se origina do latim “carna vale” e precede a 4ª feira de Cinzas, celebrado 40 dias antes.
A herança moderna está na Europa, principalmente em bailes franceses. Aí despontam nomes como Pierrot  o palhaço triste da “commedia dellarte” apaixonado por Colombina e Arlequim.

Rei Momo

Rei Momo, na mitologia grega, era sarcasmo, personagem alegre e foliona. Surgiu no Carnaval em 1888, em Barranquila, Colômbia.  Lá pelos meados do Século XVII, o Brasil já ensaiava seu carnaval, já influenciado pela França. Mas somente muito depois é que ensaiou ser o que hoje é, uma lavagem cerebral das ruindades do dia a dia. Anestésico forte, mas passageiro. Passageiro como são formas e nomes da folia momina.

Cloretil

Quem se recorda de Lança-Perfume Cloretil  proibido em 196l pelo Presidente da República Jânio Quadros? E da primeira Escola de Samba, a “Deixa Falar”, de 1928?  E do “Ô Abre Alas, da Chiquinha Gonzaga  de 1890, a primeira marcha carnavalesca para o cordão Rosa de Ouro? 
Dos grandes bailes que predominavam nas maiores capitais, das “guerras” de serpentinas?

Tantos fatos, tantos costumes  deixados de lado. É a vida correndo, agora com velocidade incrível nestes tempos de Internet.

FONTE: Jornal ROTA DO SOL - Diretor/Editor:
Jornalista José Carlos de Araújo (Rg.149-1-37-52 DRT-CE)
Fone: (85) 3244-4847 – e-mail : j.carlos.araujo@bol.com.br  
Fortaleza – Ceará - BRASIL
Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.