Pular para o conteúdo principal

Festival registrou aumento de 20% de público no primeiro final de semana

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL BRASIL – O primeiro final de semana do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foi marcado pela integração das culturas: Brasil e Argentina e de público que superou a marca de 2016 e deve um aumento de 20% – o que representou nas vendas um aumento três vezes maior do que a última edição. O evento encerrou-se no dia 15 de outubro,

Os Festins
Jantares harmonizados com vinhos e assinados pelos chefs Sebastian Weigandt (Bodega Renacer/ Mendoza), no Bistrot Pastasciutta e Patricia Roggerone (Bodega Norton/Mendoza), no Malbec Restaurante – tiveram ingressos esgotados e demostraram a integração das técnicas e ingredientes das duas culturas tema do evento. Os pratos unificaram os sabores de Brasil e Argentina e em alguns reeditaram receitas tradicionais dos dois países.
Atrações
Mais de 25 atrações culturais e musicais se apresentaram nos dois palcos do evento: Rua Coberta e Pedro Benetti – no cardápio musical estavam: Ale Ravanello, O Som do Vento, Laerte Hugentobler, Bow Tie, banda Irish Fellas, entre outras – mostrando o melhor de Brasil e Argentina nos palcos. A Cozinha experimental, realizado em parceria com o SENAC Gramado e UCS da Região das Hortênsias ofereceu diversas oficinas gratuitas – incluindo as dos chefs convidados: Sebastián Weigandt, Patricia Roggerone e Pablo Del Rio. Com turmas lotadas o público pode conferir receitas que foram desde alfajores, carnes, destilados e azeites.
A emoção também marcou o primeiro final de semana, o Projeto Ensina-me a Ser Chef revelou a escola vencedora de 2017 – EMEF Maximiliano Hahn, com o prato Raviolli de gema com espuma de beterraba.
Centro Integrado de Cultura
O evento conta ainda com o Centro Integrado de Cultura, junto ao Coreto, na Praça Major Nicoletti. O espaço cultural está aberto para receber turistas e visitantes com degustação de Chimarrão – uma bebida que integra culturalmente os dois países – Brasil e Argentina. O público pode apreciar uma pequena exposição de objetos museolizados que contam a história dos usos e costumes ligados a tradicional bebida dos gaúchos, o símbolo maior da hospitalidade gaúcha. O espaço tem assinatura da Matería Capitão Rodrigo.

O 9º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, realização GRAMADOTUR, co-realização ABRASEL e apoio Institucional do Consulado Argentino. 

Fonte: Rozângela Allvesredacao@melhordosul.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.