Pular para o conteúdo principal

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL – BRASIL –(Por Nayara Oliveira) -Em 18 de maio de 1973 uma menina de oito anos, moradora de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada, cruelmente assassinada e os agressores não foram punidos. Desde então, a data virou um marco e passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.



Para chamar a atenção da sociedade para esse tipo de crime, o Ministério do Turismo divulga hoje o terceiro vídeo de uma série que começou no carnaval no estilo câmara escondida.
O vídeo divulgado hoje nas redes sociais do Ministério do Turismo ilustra consumidores comuns em bares e restaurantes sendo servidos com talheres e utensílios de criança. A ideia é gerar situações que causam o estranhamento dos participantes, assim como o abuso ou exploração de crianças deveria causar. 

Prevenção

Para prevenir e enfrentar o crime no âmbito do turismo, o MTur desenvolve ações e programas que estimulem denúncia de abusos e explorações. “Muitas vezes o abuso acontece na nossa frente, e não temos a iniciativa de denunciar. Não podemos permitir que esse tipo de prática criminosa aconteça no turismo. Na dúvida denuncie, que os órgãos competentes tomarão a providências necessárias”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Nos momentos em que o fluxo turístico aumenta no Brasil, como no carnaval, Copa do Mundo e Olimpíada, o governo federal intensifica as ações de sensibilização e divulgação do Disque 100. Clique aqui para acessar alguns vídeos já produzidos e/ou divulgados pelo Ministério do Turismo. 

Fonte: MinTur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.