FLORIANÓPOLIS/SANTA
CATARINA – BRASIL – (Por Jeanine Pires) - Nesta semana a EMBRATUR, Instituto
Brasileiro de Turismo, completa 50 anos de existência. Serão realizados,
durante esses dias, eventos em comemoração à data e às atividades lideradas
pelo Instituto ao longo dos 50 anos.
Enquanto
diretora e presidente da Instituição, entre 2003 a 2010, tive a oportunidade (e
por que não chamar de privilégio) de colocar em prática ideias, fazer uso de
ferramentas fundamentais e participar ativamente do desenvolvimento do turismo
no Brasil.
Resultado
Ver o resultado de muito do que foi construído ainda no tempo em que
estive à frente do instituto é um impulso para permanecer no empenho do
desenvolvimento do setor. Em grandes marcos para o turismo brasileiro que posso
citar: a criação da marca Brasil, o lançamento do Plano Aquarela 2020, e a
mudança de percepção da imagem do Brasil no mercado internacional e a
participação da captação da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e diante dos
seus resultados, seria um contrassenso não continuar pleiteando o fomento do
turismo no País.
Enquanto
estive na EMBRATUR o Instituto completou 40 anos.
Nos últimos dez anos, muita coisa mudou no turismo do Brasil e do mundo,
e mudou radicalmente. Com grandes transformações, principalmente tecnológicas,
temos um setor que permite benefícios econômicos, ambientais, sociais e
culturais; uma indústria que se destaca cada vez mais em colocar pessoas de
diferentes lugares, ideologias e das mais variadas formas de viver umas mais
perto das outras, trazendo um novo semblante à globalização mundial.
Ser uma liderança no turismo nos dias de hoje é um grande desafio e uma
grande responsabilidade, pois é preciso estar atento a mudanças, enxergar
paisagens ainda turvas e tomar decisões que interferem em decisões coletivas.
Aos que estão à frente e a todos os que depositam tempo e profissionalismo no
setor, é necessária a permanência do empenho e compromisso para desenvolver a
indústria e a habilidade e vontade de lutar pelo turismo no Brasil.
O Turismo
O turismo não é apenas uma atividade econômica que valoriza o meio
ambiente e a cultura local como fontes de serviço e bens de consumo; o turismo
é o respeito de diferenças, é a convergência de culturas, é o encontro de identidades
distintas. O turismo é a indústria da paz: ele aproxima, cria laços e
proporciona experiências que nenhum outro segmento é capaz de promover.
Ex-presidente da EMBRATUR Jeanine Pires
Fonte: INFOMÍDIA Comunicação e
Marketing
Assessoria Pires & Associados
Florianópolis - SC
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