Pular para o conteúdo principal

Danilo Ucha morre aos 72 anos


Por JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC

PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL - Faleceu nesta quarta-feira (20) o jornalista e colunista do Jornal do Comércio Danilo Ucha, aos 72 anos. Ele morreu enquanto dormia em casa, informaram familiares.  O corpo está sendo velado na Capela C do Cemitério São Miguel e Almas e o sepultamento será na quinta-feira (21)  às 11 h.

Ucha tinha mais de 50 anos de profissão e era um dos mais importantes jornalistas do Rio Grande do Sul. Começou a carreira no jornal A Plateia, de Santana do Livramento, cidade onde nasceu. Ele assinava a coluna Painel Econômico no JC há 14 anos, dirigia o Jornal da Noite (com veiculação mensal), que completaria 30 anos em agosto. Além disso, mantinha o blog cordeiro&vinho. A gastronomia regional era um dos seus temas prediletos. Ucha conhecia muito a agropecuária e se dedicava à ovinocultura.
Atuação

Autor de vários livros-reportagem atuou nos principais veículos de comunicação do País. Também foi um dos dirigentes da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal) e cobriu a guerra das Malvinas, nos anos de 1980.
Até esta terça-feira (19), o colunista se empenhava em coberturas, como a da posse do novo presidente do BRDE, e notas exclusivas, que tinham sempre sua marca pessoal e provocativa.

Projeto editorial

Segundo a editora do JC e amiga, jornalista Paula Sória, ele já estava empenhado em um novo projeto editorial. "Mas ele só revelava após ter tudo confirmado", disse Paula, que participou com Ucha de pelo menos três publicações nos últimos quatro anos. A mais recente foi o livro Zildo De Marchi - barriga no balcão, olhos no mundo! - biografia do empresário e dirigente do comércio gaúcho. A direção e colegas do Jornal do Comércio lamentam a perda do colega e amigo, que se dedicou à reportagem do jornal e à coluna Painel Econômico com a mesma vivacidade de quanto começou na profissão.
Para Luiz Borges, diretor comercial do JC, a morte do colega "é uma perda irreparável". Para Borges, "Danilo Ucha era um grande jornalista, autor de uma das páginas mais lidas do Jornal do Comércio e respeitado por toda a classe empresaria".
"Uma notícia muito, muito triste. Faleceu nesta madrugada o meu querido amigo Danilo Ucha. Eu que nunca tive problemas com as palavras, agora não as tenho. Começamos juntos no jornalismo", postou com emoção o também colunista do jornal Fernando Albrecht.
Ucha era diabético, hipertenso e já havia passado por cirurgia cardíaca. Ele deixa a mulher, Maria Jair Fontoura Mazei, com quem vivia desde 1964, cinco enteados, 11 netos e 8 bisnetos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.