BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL –(Por
Darse Júnior - Foto: Paulino Menezes/ASCOM/MTur) - Em reunião ministerial
realizada na terça-feira (7) no Palácio do Planalto, o ministro do Turismo,
Henrique Eduardo Alves, defendeu que o governo federal reforce a promoção
internacional do país para ampliar o legado da Olimpíada e Paraolimpíada. A
Casa Brasil foi apontada como uma vitrine para divulgar os destinos e a cultura
nacionais.
“Estamos
diante de uma oportunidade única, não podemos perdê-la. O mundo vai estar de
olho no nosso país e o pós-evento vai depender da nossa competência em divulgar
o que temos de melhor”, comentou Henrique Eduardo Alves. De acordo com o Comitê
Olímpico Internacional, quase 5 bilhões de pessoas assistirão aos jogos
olímpicos e paralímpicos este ano. O governo federal estima receber entre 300
mil e 500 mil turistas internacionais.
Plano estratégico
Pelo plano
estratégico, a promoção pode ser dividida em três momentos: no pré-evento,
durante os jogos e após a Olimpíada, para manter os destinos brasileiros vivos
na lista de desejos dos turistas mundo afora. “A ideia é mostrar não só o Rio
de Janeiro, que é maravilhoso e grande parcela da população mundial conhece,
mas outras regiões como o nosso Nordeste, com sua cultura, o Norte, com a
Amazônia, entre outros”, comentou o ministro do Turismo.
Setor de viagens
Henrique
Eduardo Alves argumentou que o setor de viagens é o principal responsável por
transformar a megaexposição gerada com as competições em emprego e renda para a
população. O foco da divulgação é a América do Sul, principal emissor de
turistas para o Brasil, e os países beneficiados com a isenção de visto em
caráter excepcional, de 1º de junho a 18 de setembro – Estados Unidos, Canadá,
Japão e Austrália. As ações de promoção incluem a atuação nas redes sociais,
mobilização das operadoras e agências de viagem e divulgação nos canais
convencionais, como televisão e jornais.
Para
estimular os turistas durante a Olimpíada a circularem pelo país, a Casa Brasil
vai desempenhar papel estratégico. O espaço de mais de 13 mil metros quadrados
no Píer Mauá, Boulevard Olímpico, vai funcionar de agosto a setembro como uma
plataforma para o governo federal divulgar o país. “Será a nossa grande vitrine
durante os jogos olímpicos para otimizar o ganho de exposição do Brasil, fazer
o nosso visitante viajar para outros estados ou, ao menos, deixa-lo com vontade
de voltar ao Brasil”, explicou Henrique Eduardo Alves.
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