Pular para o conteúdo principal

Fundação Turística de Joinville faz ação especial para empresas do setor



 JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL - Com o objetivo de oferecer mais visibilidade,
segurança e benefícios ao setor de turismo e eventos da cidade, a Fundação Turística de Joinville está realizando uma força-tarefa a fim de cadastrar empresas e profissionais no CADASTUR, sistema de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo.

A ação vai auxiliar pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, em Joinville, a fazer o seu cadastramento. “Temos uma robusta estrutura de serviços turísticos em Joinville e precisamos fortalecer suas empresas e profissionais. Essa certificação do Ministério do Turismo é um importante respaldo. Precisamos destacar, também, que a inscrição no CADASTUR é gratuita, obrigatória em determinados casos e garante importantes benefícios aos cadastrados”, explica o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski.

Cadastramento

Os interessados em fazer seu cadastro no CADASTUR deverão comparecer à Fundação Turística, que fica na sobreloja do Centro Comercial da EXPOVILLE, munidos da seguinte documentação: cartão de inscrição no CNPJ; cópia dos atos constitutivos da razão social e seu registro no órgão público competente; registro na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no caso das cooperativas; termo de responsabilidade devidamente assinado pelo representante legal; carteira de identidade (RG) para os microempreendedores individuais.

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas e deverá ser agendado pelo telefone (47) 3453-2663 ou pelos e-mails monique.baltokoski@joinville.sc.gov.br  ou

Além de auxiliar no preenchimento dos formulários e na conferência da documentação exigida, a Fundação Turística se encarregará de entregar todos os documentos à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em Florianópolis, que fará a análise dos processos e a emissão dos certificados a cada empresa e/ou profissional.

De acordo com Esbiteskoki, a iniciativa da Fundação Turística deverá incentivar os empresários a aderirem a essa importante certificação: “Como poder público, temos a obrigação de disseminar as boas práticas em todos os setores. No caso do CADASTUR, além de uma obrigação legal, também é uma ferramenta que garante vantagens às empresas, aos profissionais e, consequentemente, ao município”.

O CADASTUR

A partir da Lei Geral do Turismo, número 11.771/08, o CADASTUR é obrigatório para: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

Já no caso de restaurantes, cafeterias e bares; centros de convenções; parques aquáticos; estruturas de apoio ao turismo náutico; casas de espetáculos; prestadoras de serviços de infraestura para eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadoras especializadas em segmentos turísticos, o CADASTUR é opcional, mas também garante benefícios especiais.
Vantagens

Entre as vantagens oferecidas pela certificação estão: possibilidade de acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais; participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela EMBRATUR; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur; bem como participação em licitações.

Além disso, entidades e empresas, como o SEBRAE, operadoras de viagem e seguradoras de veículos, vêm elegendo a inscrição no CADASTUR como critério para formalização de contratos e parcerias.

Outro aspecto importante é que o cadastro inicial, as alterações e a renovação de cadastro no CADASTUR são gratuitos. O certificado é válido por dois anos para todas as atividades, a contar da data de homologação do cadastro, exceto para guias de turismo, cujo prazo é de cinco anos.
 
Jornalista Graziella Marques Bilá
FUNDAÇÃO TURÍSTICA DE JOINVILLE
(47) 3453-2663 / 8496-9802




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.