Pular para o conteúdo principal

Gramado in Concert começa com ópera de Mozart, talentos locais e mais de 350 estudantes de 15 países

 


GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL - A 12ª edição do Gramado in Concert teve início na noite desta sexta-feira, dia 30 de janeiro, no ExpoGramado. A abertura oficial ocorreu em um espaço inédito, montado exclusivamente para os grandes concertos do evento, com capacidade para receber 2 mil pessoas. O evento teve falas de autoridades como o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. Também os diretores e gestores do festival, Tiago Farias Schmitt, Allan John Lino e Leandro Serafim.

Durante a cerimônia, as autoridades e diretores destacaram o caráter inclusivo do Gramado in Concert e sua importância como plataforma acadêmica. O festival segue até o dia 07 de fevereiro e recebe mais de 350 alunos de 15 países, que participam de aulas e oficinas diárias com renomados professores de música. 

Dois grandes concertos da Orquestra Sinfônica de Gramado, no ExpoGramado, com aclamados artistas nacionais, são as principais atrações do festival neste ano. Neste sábado, dia 31 de janeiro, às 20 horas, o concerto será com o cantor Diogo Nogueira. Já no dia 07 de fevereiro, a atração será o maestro João Carlos Martins.

A primeira parte do programa musical foi conduzida pela Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro Leandro Serafim. O concerto contou com a participação dos professores solistas Alexandre Ritter, no contrabaixo, e Cristiano Alves, no clarinete. Na sequência, o palco recebeu a jovem violinista gramadense Ana Luíza Benetti, de 12 anos. Aluna do professor Allan John Lino e spalla da Orquestra Jovem do Instituto Acadêmico de Música de Gramado, ela interpretou o primeiro movimento do concerto em sol maior para violino, de Joseph Haydn, sendo muito aplaudida pelo público.

A grande atração da noite foi a encenação da ópera O Empresário, de Wolfgang Amadeus Mozart. A obra, escrita originalmente em 1786, é uma sátira cômica sobre os bastidores do mundo artístico e contou com adaptação, tradução e regência de Leandro Serafim. A direção cênica e atuação foram de Maurício Schneider, acompanhado por um elenco de solistas composto por Deize Nascimento, Raquel Fortes, Guilherme Roman, Francisco Amaral, Milena Padilha e Matheus Tomazelli.

O festival tem programação e atrações diárias na Rua Coberta, no ExpoGramado e na Igreja São Pedro, sendo que mais de 90 por cento das atrações são gratuitas. 

Sobre o Evento


O 12º Gramado In Concert é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois - beba com moderação.  

Patrocinador Master: Gav Resorts. Copatrocínio: Sulgás, Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Apoio: RBT Internet e Hasam Group. Apoio Institucional: Orquestra Sinfonica de Gramado.

Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Agente Cultural: Bis Gestão Cultural. Financiamento: Pró- Cultura. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil - Do lado do Povo Brasileiro.

Fotos: Rafael Cavalli

Fonte: Flávio Prestes (54) 981112417





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.