IGUAÇU/ PARANA - O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 38.862 pessoas nos quatro dias de programação de Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro. O número superou a expectativa de 35 mil visitantes prevista para o período e representa um crescimento de 5,74% no comparativo com o feriadão do ano passado, no qual 36.751 pessoas passaram pela unidade de conservação.
Entre os quatro dias do feriadão, o maior movimento foi verificado no domingo, quando 15.405 pessoas visitaram o parque. O número representou a segunda maior visitação no Patrimônio Mundial Natural desde o início do trabalho da concessionária Urbia+Cataratas, atrás do dia 20 de abril de 2025, feriado prolongado entre Sexta-Feira Santa e Tiradentes, no ano passado. Assim, na soma dos quatro dias, os brasileiros foram a maioria, seguidos pelos argentinos e paraguaios, que completaram o pódio.
A listagem das dez nacionalidades com mais visitantes continua com norte-americanos, chineses, alemães, chilenos, peruanos, franceses, canadenses e espanhóis, totalizando 73 procedências. Entre os estados brasileiros que mais visitaram, o pódio é composto por Paraná (9.000), São Paulo (8.021) e Santa Catarina (2.209).
“Os feriados prolongados são os momentos em que mais recebemos visitantes no parque. É quando as pessoas aproveitam para descobrir novos atrativos, relaxar e viver experiências encantadoras. O Parque Nacional do Iguaçu é o cenário ideal para recarregar as energias nos dias de folga. Por isso, ampliamos nosso atendimento e as atividades inclusas no ingresso, oferecendo cada vez mais oportunidades de contato com a natureza”, explica o CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior.
Pausa para reconectar-se com a natureza
Para muitos, o carnaval é sinônimo de folia e festa, mas existem aqueles que escolhem o recesso para uma imersão mais profunda na natureza. Durante os quatro dias, o Parque Nacional do Iguaçu preparou uma programação especial, abrindo uma hora mais cedo para garantir mais conforto, além de atividades inclusas no ingresso, como pintura facial, oficinas de máscaras e música ao vivo nos pontos com maior visitação.
A imponência das Cataratas do Iguaçu, com a força e a bruma das quedas, proporcionou alívio do calor intenso nos dias de recesso, e o verde vibrante da Mata Atlântica revitalizou as energias. Além da tradicional visita às Cataratas, os visitantes puderam aproveitar trilhas e caminhos inclusos no ingresso. A novidade nesse ponto durante o feriadão foi um trajeto exclusivo e sinalizado para acesso ao Espaço Usina, atrativo de destaque do Circuito São João, e à antiga usina hidrelétrica, que hoje conta com cafeteria e sanitários, bem como deque para contemplação de uma queda natural do circuito.
Turistas buscaram estar em contato com a natureza no feriado
Nicole, Natalia e Vilma são de São Paulo e fugiram da folia para visitar o parque e viver uma experiência imersiva em contato real com a natureza durante o recesso. “A Vilma queria muito fazer o passeio de barco, ela nos convenceu por meses. É surreal, todo mundo tem que vir!”, comentou Nicole.
Programe-se com antecedência
Feriados e recessos são opções ideais para sair da rotina, descansar e buscar experiências em contato com a natureza. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), escolhendo o dia e o horário. Assim, em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e à noite possuem vagas limitadas, que em feriados se esgotam rapidamente.
Visitação durante o feriadão:
sábado, 14 de fevereiro: 6.373 pessoas;
domingo, 15 de fevereiro: 15.405;
segunda-feira, 16 de fevereiro: 9.652;
terça-feira de carnaval, 17 de fevereiro: 7.432.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia+Cataratas S.A. Assim, é um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável.
Créditos das imagens: Urbia+Cataratas e Eagle Eye Company
Fonte: contato@catarataspni.com.br


Comentários
Postar um comentário