Pular para o conteúdo principal

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

 


BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O Ministério do Turismo lançou, nesta quinta-feira (4/12), durante reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em Brasília (DF), o Catálogo de Experiências de Turismo de Observação de Aves.


A publicação, elaborada a partir da consultoria técnica da bióloga Cecília Licarião, apresenta um panorama inédito com 123 iniciativas mapeadas em todo o território nacional. O documento é categorizado por estado, bioma, espécie e unidade de conservação, contendo a identificação de projetos que recebem visitantes, a descrição de roteiros, eventos, canais de comercialização e um mapa com a localização das experiências.

Acesse AQUI o Catálogo


A coordenadora geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, explica os objetivos da publicação. “Queremos evidenciar o compromisso do Brasil em consolidar a observação de aves como uma atividade sustentável estratégica. Além de movimentar a economia, o segmento promove a preservação de ecossistemas, valoriza áreas naturais e engaja turistas e comunidades locais na proteção ambiental”, detalha.

Potencial Brasileiro

Dono da terceira maior diversidade de aves do mundo, o Brasil é um dos destinos mais propícios para a prática. Quando realizado de forma responsável, o "birdwatching" contribui para o combate ao tráfico de fauna, reduz conflitos socioambientais e fortalece o monitoramento participativo de espécies. O catálogo chega para organizar e dar visibilidade a esse segmento em expansão nos mercados nacional e internacional.

A consultora Cecília Licarião ressalta a importância da curadoria feita para o material. “É uma ferramenta fundamental para divulgar a cadeia do turismo de observação de aves no Brasil. Houve uma seleção muito criteriosa dos 123 empreendimentos de todas as regiões do país, garantindo que estejam realmente preparados para receber esse perfil de visitante”, aponta.

Estratégia integrada

O catálogo se soma a outros materiais estratégicos sobre o tema, também elaborados com a consultoria de Cecília Licarião e lançados pelo Ministério do Turismo durante a COP30 de 2025, em Belém (PA): o Diagnóstico de Políticas Públicas e o Guia de Boas Práticas do Turismo de Observação de Aves.
 

O Diagnóstico: Analisa programas e iniciativas nas esferas municipal, estadual, federal e da sociedade civil, propondo diretrizes para fortalecer a gestão pública e qualificar a oferta.
 

O Guia: Sistematiza exemplos de sucesso nacionais e internacionais, inspirando o desenvolvimento de um turismo mais responsável e integrado à conservação.
 

Acesse AQUI os materiais complementares
 

SOBRE A CONSULTORA

Cecília Licarião, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atua há mais de 10 anos na conservação de aves, turismo de natureza e ciência cidadã. Presidente do Instituto Retriz e fundadora do projeto Aves de Noronha, referência nacional na integração de turismo e conservação, ela também é cofundadora do "Vem Passarinhar CE" (Ceará) e da "Chalana Esperança" (Pantanal), iniciativas voltadas à promoção do turismo sustentável e à valorização de comunidades locais.

Foto: Experiências que unem natureza, conservação e desenvolvimento sustentável. Crédito: MTur Destinos/Chico Rasta

Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.