Pular para o conteúdo principal

Minas TURISMO Gerais - Escreve: jornalista Sérgio Moreira

 


BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - Queda no volume de doações pode causar o cancelamento de cirurgias e transplantes .A chegada do fim do ano traz uma preocupação para hospitais de todo o país: a queda no número de doações de sangue causada pelos feriados e viagens de férias. Considerando o cenário em que essa situação ainda se estenda por dezembro e janeiro, a Santa Casa BH convida a população a fazer a sua doação antes dos compromissos com a família e amigos. 

Com 17 mil procedimentos realizados só em 2024, a Santa Casa BH é o hospital que mais realiza cirurgias no estado e é a maior demandante de bolsas de sangue para o Hemominas, por isso está sempre engajada em campanhas de doação. Com a diminuição da oferta, caso o cenário não mude, alguns procedimentos podem ter que ser adiados ou mesmo cancelados, é o que alerta a gerente da Agência Transfusional da Santa Casa BH, Melina Naves. “A questão da doação de sangue já é um desafio ao longo de todo ano e já começamos a notar uma queda das doações agora em novembro e isso tende a piorar nos próximos meses”, afirma.   

 Os estoques de sangue estão muito baixos

Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de mais de 3,1 milhões de doações de por ano, no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Agende sua doação  

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto. Em Belo Horizonte, a doação pode ser feita em três unidades diferentes, sendo a principal delas o Hemocentro, localizado no bairro Santa Efigênia. A lista completa e o agendamento estão no site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue

 “Estamos falando de algo que não pode ser comprado. Por isso, convidamos cada pessoa a reservar um tempo entre as festas e as férias para doar e ajudar a salvar vidas”, conclui.  

Minas e Belotur ganham  Prêmio Nacional do Turismo 2025


Em  solenidade realizada dia 3 de dezembro, no  Millennium Convention Center , em Brasília, Minas Gerais  ganhou o primeiro lugar na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo,  durante  o 4º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa que reconhece ações inovadoras voltadas ao fortalecimento do setor no Brasil.

Representando a SECULT , quem recebeu o prêmio foi a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de MG ,Cecília Baldi . 

A Belotur também foi destaque no Prêmio Nacional de Turismo com o Menuuh Experiencias Turísticas de Belo Horizonte, com o Primeiro lugar na categoria marketing e promoção turística no premio nacional do turismo.


A Diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur, Marina Simião recebeu o prêmio da Belotur.

A premiação  promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), valoriza trabalhos que geram impactos diretos no desenvolvimento da atividade, sendo considerada o “Oscar” do turismo no país.Ao todo, 24 nomes disputaram a categoria “Profissionais de Destaque”, distribuídos em oito áreas, cada uma com três finalistas. Já a vertente de “Iniciativas de Destaque”, destinada a pessoas jurídicas, reuniu 36 selecionados que concorrem em 12 categorias, igualmente compostas por três finalistas cada.


Minas TURISMO Gerais
Escreve: Jornalista Sergio Moreira
sergio51moreira@bol.com.br

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.