BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - Queda no volume de doações pode causar o cancelamento de cirurgias e transplantes .A chegada do fim do ano traz uma preocupação para hospitais de todo o país: a queda no número de doações de sangue causada pelos feriados e viagens de férias. Considerando o cenário em que essa situação ainda se estenda por dezembro e janeiro, a Santa Casa BH convida a população a fazer a sua doação antes dos compromissos com a família e amigos.
Com 17 mil procedimentos realizados só em 2024, a Santa Casa BH é o hospital que mais realiza cirurgias no estado e é a maior demandante de bolsas de sangue para o Hemominas, por isso está sempre engajada em campanhas de doação. Com a diminuição da oferta, caso o cenário não mude, alguns procedimentos podem ter que ser adiados ou mesmo cancelados, é o que alerta a gerente da Agência Transfusional da Santa Casa BH, Melina Naves. “A questão da doação de sangue já é um desafio ao longo de todo ano e já começamos a notar uma queda das doações agora em novembro e isso tende a piorar nos próximos meses”, afirma.
Os estoques de sangue estão muito baixos
Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de mais de 3,1 milhões de doações de por ano, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os requisitos básicos para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto. Em Belo Horizonte, a doação pode ser feita em três unidades diferentes, sendo a principal delas o Hemocentro, localizado no bairro Santa Efigênia. A lista completa e o agendamento estão no site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue.
“Estamos falando de algo que não pode ser comprado. Por isso, convidamos cada pessoa a reservar um tempo entre as festas e as férias para doar e ajudar a salvar vidas”, conclui.
Minas e Belotur ganham Prêmio Nacional do Turismo 2025
Em solenidade realizada dia 3 de dezembro, no Millennium Convention Center , em Brasília, Minas Gerais ganhou o primeiro lugar na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo, durante o 4º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa que reconhece ações inovadoras voltadas ao fortalecimento do setor no Brasil.
Representando a SECULT , quem recebeu o prêmio foi a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de MG ,Cecília Baldi .
A Belotur também foi destaque no Prêmio Nacional de Turismo com o Menuuh Experiencias Turísticas de Belo Horizonte, com o Primeiro lugar na categoria marketing e promoção turística no premio nacional do turismo.
A premiação promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), valoriza trabalhos que geram impactos diretos no desenvolvimento da atividade, sendo considerada o “Oscar” do turismo no país.Ao todo, 24 nomes disputaram a categoria “Profissionais de Destaque”, distribuídos em oito áreas, cada uma com três finalistas. Já a vertente de “Iniciativas de Destaque”, destinada a pessoas jurídicas, reuniu 36 selecionados que concorrem em 12 categorias, igualmente compostas por três finalistas cada.
Minas
TURISMO Gerais
Escreve: Jornalista
Sergio Moreira
sergio51moreira@bol.com.br

.png)
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário