Pular para o conteúdo principal

Rio Grande do Sul registra 1,4 milhão de turistas internacionais até novembro

 






BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - O Rio Grande do Sul registrou avanço expressivo nas chegadas de turistas internacionais em 2025. Entre janeiro e novembro deste ano, o estado recebeu 1.431.795 visitantes estrangeiros, quase o dobro do resultado observado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 768.160 entradas, um crescimento de 86,4%.


Somente em novembro, foram 60.456 turistas no estado, um crescimento de 35,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando 44.623 visitantes estiveram no Rio Grande do Sul. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

A Argentina segue como principal origem de turistas. Entre janeiro e novembro, 1.099.412 argentinos visitaram o estado. No mesmo período do ano passado foram 538.704, crescimento de 104,1%. Em segundo lugar está o Uruguai, com 283.048 turistas, alta de aproximadamente 40% em relação a 2024. Na sequência aparecem Paraguai, Chile e Estados Unidos.

Com o desempenho acumulado, o Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição entre os principais portões de entrada do turismo internacional no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo para que o país siga registrando números históricos em 2025.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os resultados evidenciam a atratividade e a diversidade da oferta turística da região. “A cada mês, o Rio Grande do Sul mostra ainda mais sua potência e a atratividade de seus destinos. É uma região extremamente diversificada, que oferece diferentes segmentos e atrai uma variedade enorme de visitantes ao estado”, destacou.

Brasil

O Brasil também segue ampliando seus indicadores. Entre janeiro e novembro, o país recebeu 8.390.708 turistas internacionais, resultado 40,6% maior do que no mesmo período de 2024. Somente em novembro, chegaram 704.159 viajantes, o melhor desempenho do mês em toda a série histórica.

A expectativa é encerrar 2025 com mais de 9 milhões de entradas internacionais. “A energia e a vibe do Brasil contagiaram o mundo. Isso prova o sucesso das estratégias de promoção que temos executado e é por isso que somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta”, destacou Marcelo Freixo.

Principais emissores

A Argentina segue na liderança, com 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro. Em seguida vêm Chile (721.497), Estados Unidos (677.888), Uruguai (487.514) e Paraguai (454.327).

Foto: Somente em novembro, foram 60.456 turistas no estado, um crescimento de 35,5% em relação ao mesmo período de 2024 (Foto: Embratur - Sebrae / Divulgação)

Fonte: EMBRATUR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.