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Minas TURISMO Gerais - Escreve jornalista Sérgio Moreira

 


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - Possibilidades de experiências únicas, cultura diversa e hospitalidade sustentam a internacionalização do destino Minas Gerais, que alcança níveis recordes neste ano. Levantamento do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a partir de dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, mostra que 2025 é o melhor ano internacional da série histórica 2018–2025 do estado.


As reservas internacionais emitidas para o período de outubro a dezembro de 2025 registram alta de
74%, consolidando Minas Gerais como um dos maiores centros de expansão turística das Américas no recorte de cultura, natureza e bem-estar.


Minas lidera o país em gastronomia, patrimônio histórico e acolhimento, esses são pilares da nossa
mineiridade. Esse reconhecimento, somado ao título internacional do Queijo Minas Artesanal (QMA), nos projeta com vigor nos mercados estrangeiros pontua a secretária da Secult-MG, Bárbara Botega.

Principais destaques - Estados Unidos: crescimento de 29,1%; segue como principal origem, com
46,2% de participação nas reservas do trimestre.
Portugal: avanço de 198,2%; reforça o eixo luso-mineiro (gastronomia, patrimônio e vínculos
culturais).
Canadá: aumento de 110,1%; mercado em ascensão.
Itália: expansão de 141,3%; destaque para o turismo cultural e gastronômico.
Suíça: crescimento consistente de 112,1%.
Holanda: salto expressivo de 722% (mercado emergente); forte tração em natureza e bem-estar.
Bélgica: incremento de 157%; sinaliza diversificação do fluxo europeu.


Por que agora?  O desempenho internacional inédito de Minas Gerais em 2025 é resultado de um
conjunto de fatores estruturais e estratégicos. A força dos produtos turísticos e da identidade cultural
mineira tem papel central nesse avanço. O reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa
da Gastronomia pela Unesco, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido ao Queijo Minas Artesanal, além do vasto patrimônio histórico e da tradicional hospitalidade mineira, consolidam a autenticidade do destino e ampliam sua atratividade global.

Ao mesmo tempo, políticas de promoção e qualificação vêm fortalecendo a presença de Minas nos
mercados internacionais. A participação em feiras especializadas, a realização de press trips, a
integração de rotas turísticas nos eixos de cultura, natureza e bem-estar, e o trabalho contínuo de
inteligência de mercado conduzido pelo Observatório do Turismo garantem uma atuação cada vez
mais estratégica e orientada por dados.


Outro fator decisivo é a diversificação geográfica dos mercados emissores. Além do tradicional eixo
Estados Unidos–Portugal, observa-se uma expansão significativa na Europa continental, com destaque para Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, o que reduz a dependência de poucos mercados e amplia as oportunidades de crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Redução de dependência de São Paulo - Além do destaque na série histórica internacional, Minas
Gerais vive uma mudança estrutural, com turismo mais distribuído e conectado à cultura e à
mineiridade. Relatório do Observatório do Turismo da Secult-MG, também a partir de dados da
Amadeus-ForwardKeys, revela uma mudança significativa no perfil de origem dos turistas que Ao mesmo tempo, políticas de promoção e qualificação vêm fortalecendo a presença de Minas nos
mercados internacionais. A participação em feiras especializadas, a realização de press trips, a
integração de rotas turísticas nos eixos de cultura, natureza e bem-estar, e o trabalho contínuo de
inteligência de mercado conduzido pelo Observatório do Turismo garantem uma atuação cada vez
mais estratégica e orientada por dados.
Outro fator decisivo é a diversificação geográfica dos mercados emissores. Além do tradicional eixo
Estados Unidos–Portugal, observa-se uma expansão significativa na Europa continental, com destaque
para Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, o que reduz a dependência de poucos mercados e amplia as
oportunidades de crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Redução de dependência de São Paulo - Além do destaque na série histórica internacional, Minas
Gerais vive uma mudança estrutural, com turismo mais distribuído e conectado à cultura e à
mineiridade. Relatório do Observatório do Turismo da Secult-MG, também a partir de dados da
Amadeus-ForwardKeys, revela uma mudança significativa no perfil de origem dos turistas que chegam a  Minas Gerais.

Historicamente, São Paulo representava mais de 40% do total de visitantes do estado. Em 2025,
embora continue como principal emissor, sua participação caiu para 26%, demonstrando forte
diversificação geográfica e amadurecimento do mercado turístico mineiro.
Enquanto São Paulo reduziu sua representatividade, outros estados ampliaram fortemente seus
fluxos, com destaque para Alagoas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. O caso de Alagoas é
simbólico: o estado saltou de 13 mil turistas em 2018 para 82 mil em 2025, o que representa um
crescimento superior a 530% e é reflexo direto da promoção de Minas Gerais em novos mercados
emissores e da ampliação das conexões aéreas.

O crescimento de mercados como Alagoas (acima de 530%), Pernambuco (282%), Santa Catarina
(258%) e Bahia (58%) indica que o turismo mineiro entrou em um novo ciclo de expansão. Com 35,1% de umento nas chegadas domésticas e 74% nas internacionais, Minas Gerais consolida-se como um os maiores polos turísticos do Brasil e das Américas, ancorado em três pilares: cultura, natureza e em-estar.

Trem Vitória-Minas

 


A partir de janeiro de 2026, os mineiros que desejam aproveitar as praias do Espírito Santo e os capixabas conhecerem as belezas das cidades mineiras durante as férias e feriados prolongados contarão com uma nova alternativa de transporte: o trem noturno da linha Vitória-Minas. A novidade foi confirmada pela Vale, que anunciou a ampliação do serviço de passageiros com um segundo horário diário, previsto para
entrar em operação inicialmente nos meses de janeiro e julho.

Atualmente, o trem de passageiros que liga Belo Horizonte, em Minas Gerais, à cidade de Cariacica, na Grande Vitória, é o único do país com circulação diária em longa distância. O percurso de 664 quilômetros é realizado em cerca de 13 horas, com paradas em 42 municípios e 30 estações de embarque e desembarque. A linha transporta, em média, 70 mil passageiros por mês, número que chega a 100 mil
durante o verão e o meio do ano.

Segundo a Vale, a decisão de ampliar o serviço atende ao crescimento contínuo na procura por passagens, especialmente nos feriados e nas férias escolares. A empresa informou que o novo horário - ainda em fase de definição - deverá funcionar nos dois sentidos, partindo de Belo Horizonte e de Cariacica. A venda das passagens para o novo trem está prevista para começar em 15 de novembro de 2025, mas os horários
exatos das viagens noturnas ainda não foram divulgados.

O trem Vitória-Minas é um símbolo do transporte ferroviário brasileiro e um importante elo entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Com composições climatizadas, o trem oferece vagões nas classes econômica e executiva, restaurante a bordo, serviço de lanches e um vagão adaptado para pessoas com deficiência. Os preços atuais variam entre R$ 81 (classe econômica) e R$ 116 (classe executiva), e a viagem é gratuita para idosos com renda de até dois salários mínimos, conforme previsto em lei federal.
A ampliação do serviço integra as negociações do novo contrato de concessão da
Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmado entre a Vale e a Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT).
https://vale.com/pt/trem-de-passageiros

Hotéis Laghetto no FESTURIS

 


Com mais de 30 anos de atuação, a Rede Laghetto Hotéis consolidou-se como referência em hospitalidade no Brasil, combinando tradição, excelência em atendimento e expansão estratégica. Nascida em Gramado (RS), a marca mantém sua essência acolhedora mesmo diante do crescimento, levando o estilo de receber da Serra Gaúcha a diferentes regiões do país.
informações e reservas https://www.laghettohoteis.com.br/
Atualmente, a Laghetto conta com unidades em destinos estratégicos como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela e Rio Grande, além de 13 hotéis em Gramado. Em cada localidade, a proposta é oferecer mais do que hospedagem: proporcionar experiências personalizadas e memoráveis, seja para lazer, negócios ou eventos.
Em Gramado, principal polo turístico da rede, a Laghetto se destaca por integrar seus hotéis aos grandes eventos da cidade. A essência da marca, traduzida na frase “paixão em servir”, está presente em cada atendimento, no carinho com o café da manhã, na hospitalidade das equipes e na busca constante por encantar.

Essa visão também se reflete em parcerias institucionais estratégicas. Um exemplo de destaque é a aliança com o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento do qual a Laghetto é parceira de longa data. A proximidade entre as duas marcas reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento do turismo nacional, a valorização de experiências autênticas e a promoção de Gramado como um dos
principais destinos do Brasil.
Segundo Cristiane Mörs, diretora de Vendas e Marketing da Laghetto, o diferencial está em manter a identidade de Gramado em cada hotel. “Nosso compromisso é garantir que o hóspede sinta o mesmo carinho e atenção em todas as unidades.
Levamos o espírito acolhedor de Gramado para cada destino, criando experiências que unem conforto, hospitalidade e emoção”, destaca.
A CEO e fundadora do FESTURIS, Marta Rossi, destaca a importância dessa parceria: “A Rede Laghetto sempre acreditou no potencial transformador do turismo e é uma aliada fundamental na construção do sucesso do FESTURIS. A Laghetto é daquelas empresas que entrega acolhimento e excelência, contribuindo diretamente para a imagem de Gramado como um destino de referência. É uma parceria que nos orgulha e que cresce a cada ano”.
Com um modelo de gestão que alia excelência, expansão e tradição, a Laghetto Hotéis segue como uma das redes hoteleiras mais respeitadas do país, conectando pessoas, destinos e propósitos. O Festuris vai receber mais de 15 mil profissionais do turismo em Gramado entre os dias 6 e 9 de novembro, durante sua 37ª edição.

Coluna Minas Turismo Gerais
 Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63
informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

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