BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - Possibilidades de experiências únicas, cultura diversa e hospitalidade sustentam a internacionalização do destino Minas Gerais, que alcança níveis recordes neste ano. Levantamento do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a partir de dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, mostra que 2025 é o melhor ano internacional da série histórica 2018–2025 do estado.
As reservas
internacionais emitidas para o período de outubro a dezembro de 2025
registram alta de
74%, consolidando Minas Gerais como um dos
maiores centros de expansão turística das Américas no recorte de
cultura, natureza e bem-estar.
Minas lidera o país em gastronomia, patrimônio histórico e
acolhimento, esses são pilares da nossa
mineiridade. Esse
reconhecimento, somado ao título internacional do Queijo Minas
Artesanal (QMA), nos projeta com vigor nos mercados estrangeiros
pontua a secretária da Secult-MG, Bárbara Botega.
Principais destaques - Estados Unidos: crescimento de 29,1%;
segue como principal origem, com
46,2% de participação nas
reservas do trimestre.
Portugal: avanço de 198,2%; reforça o
eixo luso-mineiro (gastronomia, patrimônio e
vínculos
culturais).
Canadá: aumento de 110,1%; mercado
em ascensão.
Itália: expansão de 141,3%; destaque para o
turismo cultural e gastronômico.
Suíça: crescimento
consistente de 112,1%.
Holanda: salto expressivo de 722%
(mercado emergente); forte tração em natureza e bem-estar.
Bélgica:
incremento de 157%; sinaliza diversificação do fluxo europeu.
Por
que agora? O desempenho internacional inédito de Minas
Gerais em 2025 é resultado de um
conjunto de fatores
estruturais e estratégicos. A força dos produtos turísticos e da
identidade cultural
mineira tem papel central nesse avanço. O
reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa
da
Gastronomia pela Unesco, o título de Patrimônio Cultural Imaterial
da Humanidade concedido ao Queijo Minas Artesanal, além do vasto
patrimônio histórico e da tradicional hospitalidade mineira,
consolidam a autenticidade do destino e ampliam sua atratividade
global.
Ao mesmo tempo, políticas de promoção e qualificação vêm
fortalecendo a presença de Minas nos
mercados internacionais. A
participação em feiras especializadas, a realização de press
trips, a
integração de rotas turísticas nos eixos de cultura,
natureza e bem-estar, e o trabalho contínuo de
inteligência de
mercado conduzido pelo Observatório do Turismo garantem uma atuação
cada vez
mais estratégica e orientada por dados.
Outro
fator decisivo é a diversificação geográfica dos mercados
emissores. Além do tradicional eixo
Estados Unidos–Portugal,
observa-se uma expansão significativa na Europa continental, com
destaque para Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, o que reduz a
dependência de poucos mercados e amplia as oportunidades de
crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Redução de
dependência de São Paulo - Além do destaque na série
histórica internacional, Minas
Gerais vive uma mudança
estrutural, com turismo mais distribuído e conectado à cultura e
à
mineiridade. Relatório do Observatório do Turismo da
Secult-MG, também a partir de dados da
Amadeus-ForwardKeys,
revela uma mudança significativa no perfil de origem dos turistas
que Ao mesmo tempo, políticas de promoção e qualificação vêm
fortalecendo a presença de Minas nos
mercados internacionais. A
participação em feiras especializadas, a realização de press
trips, a
integração de rotas turísticas nos eixos de cultura,
natureza e bem-estar, e o trabalho contínuo de
inteligência de
mercado conduzido pelo Observatório do Turismo garantem uma atuação
cada vez
mais estratégica e orientada por dados.
Outro
fator decisivo é a diversificação geográfica dos mercados
emissores. Além do tradicional eixo
Estados Unidos–Portugal,
observa-se uma expansão significativa na Europa continental, com
destaque
para Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, o que
reduz a dependência de poucos mercados e amplia as
oportunidades
de crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Redução
de dependência de São Paulo - Além do destaque na série
histórica internacional, Minas
Gerais vive uma mudança
estrutural, com turismo mais distribuído e conectado à cultura e
à
mineiridade. Relatório do Observatório do Turismo da
Secult-MG, também a partir de dados da
Amadeus-ForwardKeys,
revela uma mudança significativa no perfil de origem dos turistas
que chegam a Minas Gerais.
Historicamente, São Paulo representava mais de 40% do total de
visitantes do estado. Em 2025,
embora continue como principal
emissor, sua participação caiu para 26%, demonstrando
forte
diversificação geográfica e amadurecimento do mercado
turístico mineiro.
Enquanto São Paulo reduziu sua
representatividade, outros estados ampliaram fortemente seus
fluxos,
com destaque para Alagoas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. O caso
de Alagoas é
simbólico: o estado saltou de 13 mil turistas em
2018 para 82 mil em 2025, o que representa um
crescimento
superior a 530% e é reflexo direto da promoção de Minas Gerais em
novos mercados
emissores e da ampliação das conexões aéreas.
O crescimento de mercados como Alagoas (acima de 530%), Pernambuco
(282%), Santa Catarina
(258%) e Bahia (58%) indica que o turismo
mineiro entrou em um novo ciclo de expansão. Com 35,1% de umento nas
chegadas domésticas e 74% nas internacionais, Minas Gerais
consolida-se como um os maiores polos turísticos do Brasil e das
Américas, ancorado em três pilares: cultura, natureza e em-estar.
Trem Vitória-Minas
A partir de janeiro de 2026, os mineiros que desejam aproveitar as
praias do Espírito Santo e os capixabas conhecerem as belezas das
cidades mineiras durante as férias e feriados prolongados contarão
com uma nova alternativa de transporte: o trem noturno da linha
Vitória-Minas. A novidade foi confirmada pela Vale, que anunciou
a ampliação do serviço de passageiros com um segundo horário
diário, previsto para
entrar em operação inicialmente nos
meses de janeiro e julho.
Atualmente, o trem de passageiros que liga Belo Horizonte, em
Minas Gerais, à cidade de Cariacica, na Grande Vitória, é o
único do país com circulação diária em longa distância. O
percurso de 664 quilômetros é realizado em cerca de 13 horas,
com paradas em 42 municípios e 30 estações de embarque e
desembarque. A linha transporta, em média, 70 mil passageiros
por mês, número que chega a 100 mil
durante o verão e o meio
do ano.
Segundo a Vale, a decisão de ampliar o serviço atende ao
crescimento contínuo na procura por passagens, especialmente
nos feriados e nas férias escolares. A empresa informou que o
novo horário - ainda em fase de definição - deverá funcionar nos
dois sentidos, partindo de Belo Horizonte e de Cariacica. A
venda das passagens para o novo trem está prevista para começar
em 15 de novembro de 2025, mas os horários
exatos das viagens
noturnas ainda não foram divulgados.
O trem Vitória-Minas é um símbolo do transporte ferroviário
brasileiro e um importante elo entre Minas Gerais e o Espírito
Santo. Com composições climatizadas, o trem oferece vagões
nas classes econômica e executiva, restaurante a bordo, serviço de
lanches e um vagão adaptado para pessoas com deficiência. Os preços
atuais variam entre R$ 81 (classe econômica) e R$ 116 (classe
executiva), e a viagem é gratuita para idosos com renda de até
dois salários mínimos, conforme previsto em lei federal.
A
ampliação do serviço integra as negociações do novo contrato de
concessão da
Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmado
entre a Vale e a Agência Nacional de
Transportes Terrestres
(ANTT).
https://vale.com/pt/trem-de-passageiros
Hotéis Laghetto no FESTURIS
Com mais de 30 anos de atuação, a Rede Laghetto Hotéis
consolidou-se como referência em hospitalidade no Brasil,
combinando tradição, excelência em atendimento e expansão
estratégica. Nascida em Gramado (RS), a marca mantém sua essência
acolhedora mesmo diante do crescimento, levando o estilo de receber
da Serra Gaúcha a diferentes regiões do país.
informações
e reservas https://www.laghettohoteis.com.br/
Atualmente, a
Laghetto conta com unidades em destinos estratégicos como Rio
de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela e
Rio Grande, além de 13 hotéis em Gramado. Em cada localidade,
a proposta é oferecer mais do que hospedagem: proporcionar
experiências personalizadas e memoráveis, seja para lazer, negócios
ou eventos.
Em Gramado, principal polo turístico da rede, a
Laghetto se destaca por integrar seus hotéis aos grandes
eventos da cidade. A essência da marca, traduzida na frase
“paixão em servir”, está presente em cada atendimento, no
carinho com o café da manhã, na hospitalidade das equipes e na
busca constante por encantar.
Essa visão também se reflete em parcerias institucionais
estratégicas. Um exemplo de destaque é a aliança com o
FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento
do qual a Laghetto é parceira de longa data. A proximidade entre as
duas marcas reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento
do turismo nacional, a valorização de experiências autênticas
e a promoção de Gramado como um dos
principais destinos do
Brasil.
Segundo Cristiane Mörs, diretora de Vendas e Marketing
da Laghetto, o diferencial está em manter a identidade de
Gramado em cada hotel. “Nosso compromisso é garantir que o
hóspede sinta o mesmo carinho e atenção em todas as
unidades.
Levamos o espírito acolhedor de Gramado para cada
destino, criando experiências que unem conforto, hospitalidade
e emoção”, destaca.
A CEO e fundadora do FESTURIS, Marta
Rossi, destaca a importância dessa parceria: “A Rede Laghetto
sempre acreditou no potencial transformador do turismo e é
uma aliada fundamental na construção do sucesso do FESTURIS. A
Laghetto é daquelas empresas que entrega acolhimento e
excelência, contribuindo diretamente para a imagem de Gramado
como um destino de referência. É uma parceria que nos orgulha e
que cresce a cada ano”.
Com um modelo de gestão que alia
excelência, expansão e tradição, a Laghetto Hotéis segue
como uma das redes hoteleiras mais respeitadas do país, conectando
pessoas, destinos e propósitos. O Festuris vai receber mais de
15 mil profissionais do turismo em Gramado entre os dias 6 e 9
de novembro, durante sua 37ª edição.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
informações para a coluna enviar para
sergio51moreira@bol.com.br
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