Pular para o conteúdo principal

BELÉM: Círio movimenta R$1,2 bi unindo fé e economia criativa


 

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - O Círio de Nazaré 2025 encerrou-se nesta segunda-feira (27) com o tradicional Recírio, marcando o fim de mais uma edição histórica da maior manifestação católica do país. Com o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, a 233ª edição da festividade reafirmou a força da fé e da devoção do povo paraense, além de evidenciar a importância do turismo religioso como motor de desenvolvimento cultural e econômico para o Brasil.

Durante duas semanas, Belém recebeu milhões de fiéis e visitantes de todo o mundo. Na procissão principal, mais de 2,6 milhões de pessoas acompanharam a berlinda da Imagem Peregrina pelas ruas da capital paraense.

Pela primeira vez, o Círio de Nazaré contou com patrocínio direto do Ministério do Turismo, que destinou recursos federais à estrutura e à organização da festividade. O apoio do governo federal representa o reconhecimento do Círio como patrimônio cultural e religioso do Brasil, reforçando o compromisso com o fortalecimento do turismo de fé, um dos segmentos estratégicos do Plano Nacional de Turismo 2024–2027.

“O Círio de Nazaré é uma celebração que emociona o Brasil e o mundo. Ele expressa a força da fé do nosso povo, a beleza da cultura paraense e a hospitalidade da Amazônia. O apoio do governo federal reforça o papel do turismo como instrumento de integração, geração de emprego e promoção da nossa diversidade cultural”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Para a professora Ana Rosa Gomes da Costa, de Maceió (AL), que participou pela primeira vez do Círio, a experiência foi como um encontro transformador.

“Já conhecia o Círio de Nazaré pela televisão, pelo rádio e pela internet - sempre me chamava atenção a grandiosidade e a fé das pessoas. O Pará é um dos primeiros estados da região Norte que conheço, e vir a Belém foi uma experiência muito especial”, contou.

A presença de visitantes de todas as regiões do país reforça o papel do Círio de Nazaré como vetor de integração nacional, movimentando setores como hotelaria, transporte, alimentação, comércio e artesanato local.

“Muita gente fala da fé do Círio, mas pouca gente percebe como ela também movimenta a economia. Nessa época, a cidade fica cheia, o comércio aquece e nós, empreendedores, sentimos isso de perto”, explicou Natasha Gouveia, que trabalha com brinquedos, chapéus e bolsas artesanais.

Com o encerramento do Recírio, os organizadores já iniciam os preparativos para o Círio de Nazaré 2026, que trará o tema “Maria, a missionária que nos dá Jesus”. 

Sustentabilidade no Círio

 A Diretoria da Festa de Nazaré também reforçou o compromisso com o meio ambiente por meio do EcoCírio, projeto que há cerca de dez anos promove ações de coleta seletiva, destinação adequada de resíduos e geração de renda para cooperativas de catadores.
 

“O EcoCírio é um trabalho de educação e conscientização ambiental que busca tornar todas as atividades da Diretoria, da Paróquia e do Santuário de Nazaré mais sustentáveis. O objetivo é cuidar da cidade, valorizar quem trabalha nela e garantir que o Círio deixe um legado positivo para todos”, explicou o diretor-secretário da Festa de Nazaré, Sérgio Olíva Reis.
 

Imagem: Lucas Myriel/MTur  

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.