Pular para o conteúdo principal

Rota das Falésias se destaca como destino de turismo de aventura no Litoral Leste do Ceará

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Com cerca de 215 km de praias e falésias coloridas, a Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará, reúne alguns dos cenários mais exuberantes do Nordeste brasileiro. O roteiro integra oito municípios cearenses e já se consolida como um dos principais produtos turísticos do estado.


O potencial da região ganha ainda mais relevância diante dos dados da pesquisa do Ministério do Turismo, em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, realizada em agosto de 2025, que identificou que 11% dos brasileiros com mais de 16 anos têm interesse no turismo de aventura. O levantamento, feito com 2.503 entrevistas em todas as unidades da federação, mostra que esse nicho vem crescendo e apresenta grande espaço para expansão no país.
 

“O turismo de aventura é um dos segmentos estratégicos para o Brasil, e a Rota das Falésias é um exemplo de como a natureza, a cultura e a hospitalidade podem se unir em experiências únicas para os visitantes. O Ministério do Turismo tem trabalhado para apoiar iniciativas como essa, que fortalecem destinos, geram emprego e renda e ampliam a competitividade do setor”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Roteiro

A Rota das Falésias percorre os municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, passando por 35 praias de rara beleza e se estendendo até o Rio Grande do Norte. Entre os destinos mais procurados estão Canoa Quebrada, Morro Branco, Praia das Fontes, Ponta Grossa, Redonda e Porto das Dunas.
 

Além do visual deslumbrante, a região oferece atividades de ecoturismo e aventura, como passeios de buggy, kitesurfe, mergulho, trilhas e caminhadas, que vêm atraindo cada vez mais visitantes em busca de contato direto com a natureza e experiências autênticas.
 

Parceria 

O fortalecimento da Rota das Falésias é resultado de uma articulação conjunta entre poder público, iniciativa privada e entidades, que atuam na qualificação de empreendedores e na estruturação de pequenos negócios turísticos.

Para o MTur, esse modelo de governança é essencial para ampliar a atratividade da região e transformar o turismo em vetor de desenvolvimento regional. “Quando unimos esforços entre municípios, empreendedores e governo federal, conseguimos estruturar destinos mais preparados para atender às expectativas do turista e para gerar oportunidades para as comunidades locais”, completou o ministro Celso Sabino.


Foto Mtur Destinos 

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.