Pular para o conteúdo principal

Formulário para mulheres que viajam sozinhas segue aberto até 1º de setembro

 

BRASILIA/DISTRITO FEDRAL - Após o sucesso do lançamento do guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres” durante o Salão do Turismo, o Ministério do Turismo prepara uma nova publicação voltada diretamente ao público feminino. O material será direcionado especialmente às viajantes solo, com foco em mais segurança, acolhimento e informação. A proposta é oferecer orientações práticas que tornem as experiências de viagem ainda mais positivas.

O formulário de escuta para a construção colaborativa do “Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas” já recebeu quase 2 mil respostas. No entanto, ampliar e diversificar os perfis de participantes é fundamental.

A consulta é voltada a mulheres de diferentes idades e perfis: turistas, profissionais do setor, condutoras, prestadoras de serviços e representantes de coletivos ou movimentos de mulheres no turismo. O objetivo é reunir percepções, histórias e sugestões que orientem estratégias mais inclusivas e sensíveis às necessidades femininas no setor.

Guia

A publicação trará dicas práticas sobre planejamento, saúde, segurança, direitos e empoderamento, com linguagem acessível e recursos interativos, como checklists, canais de apoio, QR Codes e depoimentos reais. Além de contribuir para a promoção da igualdade de gênero (ODS 5), o guia também dialoga com a agenda do desenvolvimento sustentável e valoriza o turismo como vetor de transformação social.

Foto meramente ilustrativa: FREEPIK

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.