Dia do Patrimônio Histórico: conheça as estações ferroviárias que compõem o patrimônio cultural do estado de São Paulo

SÃO PAULO/ SP - BRASIL Em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conheça algumas estações das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos - CPTM, EFCJ e Metrô - que são patrimônios históricos.
Estações consideradas patrimônio histórico e ferroviário
Estação Brás
Inaugurada em 1867 e tombada em 1982, a Estação Brás é uma importante conexão entre linhas da CPTM e do Metrô, transportando diariamente milhares de passageiros e simbolizando a ligação entre o passado e o presente.
Estação Franco da Rocha
Reconhecida por sua significância histórica e arquitetônica, esta estação representa o período de expansão e consolidação da São Paulo Railway (SPR), uma era crucial para o desenvolvimento do transporte ferroviário no estado.
Estação Jundiaí
Inaugurada pela São Paulo Railway (SPR) em 1867, a estação teve um papel crucial, construída para levar o café dos agricultores de Jundiaí ao porto no Litoral Paulista. Hoje, a estação é um importante marco da cidade.
Estação da Luz
Tombada em 1982, a Estação da Luz é um marco arquitetônico inspirado em construções londrinas, como o Big Ben e a Abadia de Westminster. Ela reflete o período de expansão da cidade impulsionado pelo café. Atualmente, a Estação da Luz tem conexões com as linhas de metrô 1-Azul, operada pelo Metrô, conexão que foi efetivada em 1975, quando a linha metroviária tinha a denominação original Linha Norte-Sul, e 4- Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, conexão criada em 2011.
Estação Pindamonhangaba
A estação Pindamonhangaba da Estrada de Ferro Campos do Jordão
está localizada no ponto inicial da ferrovia, no município de
Pindamonhangaba, a 555 metros de altitude. Foi inaugurada em 1922
como sede da ferrovia e local para depósito dos materiais
transportados pela Estrada de Ferro. Em 1971, passou a funcionar como
estação para embarque e desembarque de passageiros.
Em 1994, a estação ganhou quatro murais em sua área externa com pinturas em azulejos que representam diferentes momentos da ferrovia. O prédio teve sua fachada tombada em 2021 e atualmente abriga escritórios administrativos da ferrovia e um dos Centros de Memória Ferroviária da EFCJ.
Divulgação: Estrada de Ferro Campos do Jordão
Além
dessas, outras estações como Caieiras, Jaraguá, Juventus-Mooca,
Perus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Várzea Paulista também
são protegidas pelo tombamento, evidenciando a riqueza do patrimônio
ferroviário paulista.
Importância do Tombamento:
O tombamento de bens históricos, como estações ferroviárias, é
fundamental para preservar a memória e a identidade de um lugar.
Essas estruturas contam a história da cidade e de seus moradores.
Além disso, o tombamento garante a manutenção e preservação
desses espaços, para que as futuras gerações possam conhecer e
valorizar a importância desses locais.
Restauração e Conservação:
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mantém uma
equipe dedicada à restauração e conservação do patrimônio
histórico ferroviário. Recentemente, a Estação da Luz passou por
obras de restauro, com a recuperação da fachada, torreões, muros,
caixa d'água e prédio administrativo. Os projetos de restauração
passam por aprovação dos órgãos de preservação, garantindo a
autenticidade e a qualidade das intervenções.
As estações ferroviárias de São Paulo são muito mais do que
simples pontos de transporte; são testemunhos da história da cidade
e do estado, com um rico patrimônio a ser preservado e valorizado.
Dia do Patrimônio Histórico - O Dia do
Patrimônio Histórico foi estabelecido em homenagem a Rodrigo Melo
Franco de Andrade, nascido em 17 de agosto de 1898. Ele foi
responsável por criar do Serviço do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (SPHAN) em 1937, e sua contribuição é
refletida em edificações de inestimável valor cultural na capital
paulista e em sua região metropolitana.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.
Fonte:Secretaria dos Transportes Metropolitanos
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