Pular para o conteúdo principal

Carnaval do Rio de Janeiro e Axé-music recebem reconhecimentos federais pela importância cultural no Brasil

 


 BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL- Agora é Lei! O Carnaval do município do Rio de Janeiro foi reconhecido como manifestação da cultura nacional, e o Axé-Music, tradicional ritmo da Bahia, terá uma data comemorativa: 17 de fevereiro! As leis, de autoria das deputadas federais Laura Carneiro e Lídice da Mata, respectivamente, foram sancionadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (06.08), em Brasília (DF), durante uma cerimônia com autoridades como os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Cultura, Margareth Menezes.

O reconhecimento do Carnaval carioca reforça a importância histórica, econômica e simbólica da maior festa brasileira, que, neste ano, recebeu mais de 8 milhões de pessoas e movimentou R$ 6,5 bilhões. Já o Axé-music, que embala o Carnaval na Bahia, ajudou a atrair 3,5 milhões de turistas em 2025, que movimentaram R$ 7 bilhões na economia local.

O ministro Celso Sabino parabenizou as parlamentares pelas iniciativas e destacou o apoio do governo federal a eventos culturais do tipo.

“Nunca foi investido tanto em eventos culturais, artísticos e musicais em todo o país como a gente tem feito agora. Manifestações culturais e musicais servem não só para manter a nossa ancestralidade viva e garantir o desenvolvimento de artistas, mas, também, para atrair turistas e movimentar pessoas, girando a economia e gerando desenvolvimento para o nosso país”, apontou Sabino.

O ministro do Turismo também ressaltou a contribuição da cultura à atração de brasileiros e estrangeiros aos destinos nacionais. “Este ano, o Brasil, que nunca passou de 7 milhões de turistas, vai alcançar a marca dos 10 milhões. Fora que nunca o brasileiro viajou tanto dentro do país. E manifestações culturais como o Carnaval da Bahia, o Carnaval do Rio; Parintins, no Amazonas; o São João no Nordeste e como tantas outras no país têm nos ajudado sobremaneira a alcançar esses resultados”, acrescentou Celso Sabino, frisando ainda que, desde o início de 2023, o turismo já gerou mais de 550 mil novos empregos no Brasil.

Já a ministra Margareth Menezes enfatizou o impacto positivo do Carnaval ao turismo brasileiro e à melhoria das condições de vida dos trabalhadores envolvidos com a festa, enaltecendo o potencial da cultura nacional. “O país é uma potência em relação à cultura, a cultura brasileira se destaca no mundo inteiro. É um dos países reconhecidos pela cultura que mais influencia outras culturas do mundo. Isso não é fácil, isso não é para qualquer país”, exaltou.

Economia criativa

A cerimônia contou com a presença das deputadas Laura Carneiro e Lídice da Mata, que agradeceram a sanção das leis e citaram benefícios do reconhecimento para expansão da economia criativa ligada à festa.

“O Carnaval do Rio não é só aquele espetáculo maravilhoso, o Carnaval é um ciclo da economia criativa que funciona durante todo o ano. E é essa a importância do projeto”, declarou Laura Carneiro. “O Carnaval da Bahia é, também, principalmente, um momento em que a cidade se incorpora a uma cadeia produtiva infinita, ele é economia criativa na veia. E é isso que talvez esse dia queira dizer para o Brasil: que a economia criativa é, cada vez mais, um grande vetor de desenvolvimento desse país”, ressaltou Lídice da Mata.

Também participaram do evento a primeira-dama Janja da Silva; a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmamn; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a cantora Daniela Mercury e o carnavalesco Milton Cunha, entre outras personalidades.

Diversidade cultural

O Carnaval do município do Rio de Janeiro se junta à lista de outras manifestações da cultura nacional já reconhecidas por leis federais, como o Arraial do Pavulagem e as festas do Círio de Nazaré e do Sairé, no Pará; o Carnaval de Pernambuco e o Festival Folclórico de Parintins (AM).

Cerimônia marcou o reconhecimento do Carnaval carioca como manifestação da cultura nacional e a criação do Dia Nacional da Axé-music. Crédito: Roberto Castro/MTur

Fonte: André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.