Pular para o conteúdo principal

WTM Latin America: balanço final da edição 2025 apresenta crescimento em todos os indicadores estratégicos

 

SÃO PAULO/ SP- BRASIL -A WTM Latin America 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, finalizou mais uma edição com resultados expressivos. Os números confirmam a consolidação do evento como a principal plataforma de negócios e relacionamento para o turismo na América Latina, refletindo a força do setor e sua capacidade de se reinventar diante de um cenário cada vez mais dinâmico.

Ao todo, a feira recebeu 32.026 profissionais de turismo, número 9,5% superior ao conquistado na edição anterior que já havia sido o maior da história do evento. A audiência qualificada – Buyers Club, Hosted Buyers e Agentes de Viagens – também cresceu com a participação de 3.121 de membros do Buyers Club (+5%), 80 de participantes do programa da WTM Latin America Hosted Buyers Powered by Embratur (+7%) e de 8.615 agentes de viagens (+7%).

Com 837 marcas expositoras, o evento registrou crescimento de 5% em relação ao ano anterior nesse quesito. A área de exposição também foi ampliada, totalizando 8.168 metros quadrados, uma expansão de 10% sobre 2024. Empresas representantes de 49 países estiveram presentes no pavilhão, 20% a mais do que o último ano, demonstrando a relevância internacional do encontro.

Na prática, esses dados se traduzem em mais oportunidades e eficiência para quem participa da feira. Em 2025, a ferramenta de agendamento WTM Lat Meet foi utilizada para a marcação de 7.338 reuniões, um crescimento de 6% em relação a 2024. A adoção do aplicativo de gerenciamento de leads também evoluiu, alcançando 50% de uso pelos expositores. Ainda que o número total de leads coletados tenha sofrido leve retração (46.213 em 2025 contra 46.862 em 2024, queda de apenas 1%), a estreia da ferramenta Colleqt, que permite a captura de dados via QR Code, gerou 9.192 novos leads, sinalizando uma diversificação nas formas de coleta e qualificação de contatos.

Neste ano, sob o tema “Where Tech Meets Touch”, a feira mostrou, em cada espaço, ferramenta, painel e conexão feita no pavilhão, que o futuro do turismo passa pelo equilíbrio entre inovação e humanização. A tecnologia esteve presente como aliada estratégica, mas o toque humano — a escuta, o encontro e o olhar atento — foi o que tornou cada dado, cada lead, cada número, um elo real de valor entre marcas e profissionais.

Os três teatros temáticos reuniram mais de 70 palestras, painéis e treinamentos, número que supera as 54 capacitações realizadas em 2024. Os espaços também sediaram as concorridas sessões de Speed Networking com criadores de conteúdo e com compradores convidados, nacionais e internacionais. Outro destaque foi o número recorde de inscrições no Prêmio de Turismo Responsável que, neste ano, recebeu 164 projetos de 14 países latino-americanos.

Para Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America, os resultados desta edição refletem um setor em transformação, mas também em plena maturidade. “Os números confirmam que o pavilhão é um espaço vivo de construção, onde dados viram decisões e conexões viram negócios. A cada edição, fortalecemos esse ambiente que mistura estratégia com afeto, planejamento com propósito. E é essa mistura que torna a experiência única para quem participa da WTM Latin America”, finaliza.

A edição 2026 já está confirmada e será realizada nos mesmos dias e local: de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Bianca Pizzolito, foto divulgação

Comunica Hub
Marcia Leite – (11) 9-4334 3017 – marcia@comunicahub.com.br
Luciana Gonçalves Frei (11) 9-5134 9665 – lucianafrei@comunicahub.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.