Pular para o conteúdo principal

Visit Brasil Summit: Embratur e SOS Mata Atlântica firmam parceria para impulsionar turismo sustentável no país

 


 BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - Em mais um passo para fortalecer o turismo sustentável no Brasil, a Embratur e a Fundação SOS Mata Atlântica firmaram, nesta segunda-feira (19), um Protocolo de Intenções durante o Visit Brasil Summit, que acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa marca o início de uma colaboração para posicionar a Mata Atlântica como destino turístico internacional, conectando conservação ambiental, regeneração do bioma e experiências transformadoras para viajantes do mundo todo.


O acordo prevê ações conjuntas para promover destinos inseridos no bioma, lar de algumas das paisagens mais icônicas do Brasil, como o litoral do Rio de Janeiro, Mata de São João (BA) e Parque Nacional do Iguaçu (PR). O objetivo é alinhar a promoção do turismo à valorização ambiental, reforçando práticas regenerativas que conciliem desenvolvimento econômico com a preservação da natureza e dos saberes locais.
 

Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a parceria representa um avanço na reconstrução da imagem do Brasil como líder em inovação e sustentabilidade. “A Embratur está comprometida em promover o turismo como ferramenta de transformação. Apoiar quem, há décadas, atua pela recuperação da Mata Atlântica é também reconhecer o papel da biodiversidade e das comunidades tradicionais na construção de um turismo regenerativo”, afirmou.
 

Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, reforçou o poder da união entre conservação e turismo. “Ao unir esforços com a Embratur, conseguimos mostrar que turismo e conservação caminham juntos. Estamos falando de um bioma que é berço de culturas, paisagens únicas e experiências transformadoras”, destacou.
 

Parceria

Com vigência inicial de 24 meses, o Protocolo prevê ações como campanhas conjuntas de divulgação, uso da Marca Brasil em projetos da Fundação e participação da SOS Mata Atlântica em eventos e feiras internacionais, por meio do EmbraturLab.
 

A parceria consolida o posicionamento da Embratur em defesa de um turismo mais consciente, capaz de impulsionar o Brasil como referência global em sustentabilidade, inovação e conexão com a natureza.
  

Ação Solidária

Seguindo a linha de sustentabilidade e compromisso ESG da Embratur, o evento conta também com a iniciativa ‘Gastronomia com propósito’. Por meio da parceria com a Gastromotiva, o Visit Brasil Summit vai oferecer alimentação a 500 pessoas em situação de vulnerabilidade, assim, a cada refeição oferecida no evento, uma marmita será doada.

Foto: Protocolo prevê campanhas conjuntas de divulgação, uso da Marca Brasil em projetos da Fundação e participação da SOS Mata Atlântica em eventos e feiras internacionais. [Foto: Renato Vaz/Embratur]

Fonte: EMBRATUR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.